O Benefício de Prestação Continuada (BPC) é pago mensalmente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), e garante a liberação de um salário mínimo para idosos ou pessoas com deficiência em situação de vulnerabilidade social, ou econômica.
Neste mês de janeiro, uma parcela do benefício será adiantada para um grupo específico de beneficiários – os moradores do estado do Rio de Janeiro incluídos no BPC.
Por que o adiantamento do BPC?

O adiantamento da nova parcela de janeiro do BPC será realizado em decorrência dos danos causados pelas fortes chuvas registradas neste mês no estado do Rio de Janeiro. Diversos municípios fluminenses solicitaram o reconhecimento do estado de emergência ou calamidade pública, o que motivou a antecipação do pagamento do benefício.
Como vai funcionar?
Os beneficiários dos locais afetados pelas chuvas poderão receber até uma parcela do BPC antecipada. Como esse pedido poderá ser realizado ainda será definida pelo Governo Federal. Contudo, espera-se que seja por meio do próprio INSS.
Vale registrar que a parcela adiantada será posteriormente descontada dos pagamentos futuros do BPC. Esse desconto, porém, não contará com a cobrança de juros, facilitando assim a amortização do valor ao beneficiário.
E quem não mora no Rio de Janeiro?
Para os demais beneficiários do BPC, o pagamento ocorrerá de maneira regular, seguindo o calendário de pagamentos do INSS. A ordem dos pagamentos será conforme o Número de Identificação Social (NIS), definido no ato de cadastro no CadÚnico.
Os pagamentos começam no dia 25 de janeiro, para beneficiários com NIS terminado em 1, e se estenderão até o dia 7 de fevereiro, para NIS terminados em 0.