O Prouni (Programa Universidade para Todos), programa do governo federal que confere bolsas de estudo integral e parcial (50%) em faculdades privadas, anunciou o aumento de vagas para os cursos de graduação em Direito e Medicina no primeiro edital de 2024.
O anúncio ocorreu nesta quarta-feira (17), como parte do edital do processo seletivo correspondente ao primeiro semestre do ano. As mudanças foram autorizadas em dezembro passado com o intuito de admitir mais contemplados do Prouni nos cursos destas áreas por todo o Brasil.
Período de inscrição no Prouni

Os interessados poderão se inscrever de 29 de janeiro até 1º de fevereiro através do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Os resultados serão divulgados em duas chamadas, a primeira no dia 6 de fevereiro e a segunda no dia 27 do mesmo mês.
Segundo o MEC (Ministério da Educação), as especificações detalhadas sobre a oferta de bolsas, tais como curso, turno, instituição e local, serão publicadas na página do Prouni na sexta-feira (19).
Critérios de seleção
Para ser elegível à bolsa de estudo completa, é necessário que o candidato se encaixe em alguns critérios. Entre eles: ser brasileiro residente e domiciliado no Brasil, não possuir nenhum diploma de graduação, ter realizado o Enem em 2022 ou 2023, obtendo nota média igual, ou superior a 450 pontos e não ter zerado a redação.
Há, ainda, a necessidade de atender ao critério de renda. O candidato precisa ter renda familiar mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa para obter a bolsa integral ou até três salários mínimos por pessoa para a bolsa parcial.
Além desses pré-requisitos, o candidato deve:
1. Ser pessoa com deficiência;
2. Ser professor da rede pública de ensino, no caso de cursos de licenciatura e pedagogia;
3. Ter frequentado o ensino médio integralmente em escola da rede pública ou em instituição privada na condição de bolsista integral, entre outras condições.
Os professores da rede pública estão isentos da regra da renda familiar do Prouni. As inscrições para o programa condizem com a comprovação de renda apresentada no momento de matrícula na instituição privada de ensino superior. Para comprovação, pode-se apresentar contracheque, declaração do Imposto de Renda ou extratos bancários.