O PIS (Programa de Integração Social) e o Pasep (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) são benefícios concedidos aos trabalhadores brasileiros que se enquadrarem em alguns requisitos. Entre eles, está o cadastro no programa há pelo menos cinco anos, ter recebido até dois salários mínimos de remuneração média mensal, exercido trabalho remunerado por pelo menos 30 dias durante o ano-base e ter os dados informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) ou no eSocial.
Como consultar e retirar o benefício?

Para consultar a disponibilidade do abono, a partir de 5 de fevereiro, o trabalhador deve acessar a carteira de trabalho digital ou o portal Gov.br. É importante se atentar ao prazo final de saque do benefício, que é até o dia 27 de dezembro de 2024.
Quando cai a Parcela do Pis/pasep 2024?
O pagamento dos valores referentes aos programas será realizado a partir do dia 15 de fevereiro de 2024, se estendendo até o mês de agosto, sempre seguindo a data de aniversário de cada trabalhador. A estimativa é de que 24,5 milhões de trabalhadores sejam beneficiados, resultando em um valor total de R$ 23,9 bilhões pago aos cidadãos.
Como receber o Abono Salarial?
Quanto à retirada do benefício, existem algumas diferenças. Para os trabalhadores da iniciativa privada, o PIS será pago pela Caixa Econômica Federal. Se o trabalhador possuir uma conta no banco, o valor será depositado diretamente. Caso contrário, a Caixa disponibiliza a Conta Poupança Social Digital, que pode ser movimentada pelo aplicativo Caixa Tem.
Para os servidores públicos, o pagamento do Pasep fica sob responsabilidade do Banco do Brasil. A quantia deve ser paga viadepósito em conta bancária, via pix ou saque em uma agência.
Atenção e organização com os prazos
É muito importante que os trabalhadores fiquem atentos aos prazos estipulados para o saque do benefício, pois não observar a data limite pode acarretar na perda do mesmo. Portanto, a organização e a consulta constante às plataformas disponíveis para checar a disponibilidade do PIS Pasep são essenciais para assegurarem esse direito.