Hoje, dia 19,sexta-feira de janeiro, as inscrições para o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), também conhecido como “Enem dos concursos”, serão abertas. A inscrição pode ser realizada até 9 de fevereiro e é destinada a preenchimento de 6.640 vagas em 21 órgãos públicos federais.
O diferencial do Concurso Nacional Unificado

Um dos diferenciais do CPNU é a possibilidade de inscrição para disputa de vagas em mais de um cargo, desde que estejam inseridas no mesmo bloco temático. Os candidatos pagarão uma taxa de inscrição única e, no caso de concorrência em mais de um cargo, deverão hierarquizar suas opções de vagas por ordem de interesse. A classificação determinará a prioridade no caso de futura convocação, considerando a pontuação obtida.
Inscrições e provas
Segundo estimativas do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), o concurso deve receber a participação de dois a três milhões de candidatos. As provas serão realizadas no dia 5 de maio e serão compostas por avaliações dissertativas, prevendo, assim, questionamentos específicos organizados por área de atuação.
Para realizar a inscrição, os interessados devem acessar a página do Gov.Br, entrar com seu login e seguir as instruções fornecidas na plataforma. Durante o processo, os candidatos deverão selecionar dentre as carreiras disponíveis, que estão divididas em oito blocos temáticos.
Um novo formato de inscrição em concursos públicos
José Celso Cardoso, secretário de Gestão de Pessoas do MGI, explicou o inovador formato de inscrição por blocos temáticos. Segundo ele, essa abordagem amplia as opções do candidato de acordo com sua vocação e perfil profissional. A proposta é estruturar a prova por especialidades não necessariamente comuns a uma carreira ou órgão específicos, mas que reflitam as similaridades entre as áreas. Dessa forma, o acesso às vagas é expandido.
As provas e suas temáticas
A primeira prova do CNU, de caráter objetivo, será aplicada a todos os candidatos. No segundo dia, prova objetiva e dissertativa serão divididas por blocos temáticos, conforme a área de atuação pretendida.
Entre as temáticas estão:
- Administração e Finanças Públicas
- Setores Econômico, Infraestrutura e Regulação
- Agricultura e Meio Ambiente
- Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação
- Políticas Sociais, Justiça e Saúde
- Trabalho e Previdência
- Dados Tecnologia e Informação Pública
- Nível Médio
O CPNU, também chamado de Enem dos Concursos, foi criado para oferecer uma estrutura semelhante à adotada no exame que leva o mesmo nome. A prova será aplicada em dois dias nas cidades escolhidas e visa ofertar mais de 6 mil vagas na área pública em 22 instituições.