Recentemente, o Ibovespa (IBOV) sofreu desvalorização pela terceira vez seguida, fechando a sessão de quinta-feira (18) em queda de 0,94%, registrando 127.315,74 pontos. Ao mesmo tempo, os mercados de ações norte-americanos avançaram em meio a novos dados econômicos dos Estados Unidos enfocando uma possível redução nas taxas de juros por parte do Federal Reserve (Fed).
Como o auxílio desemprego nos EUA influenciam no mercado brasileiro?

O Departamento do Trabalho dos EUA informou uma queda de 16 mil nos pedidos de auxílio-desemprego, atingindo 187 mil para a semana encerrada em 13 de janeiro. Este nível, ajustado sazonalmente, é o mais baixo desde setembro de 2022, e levou ao ajuste das estimativas do mercado sobre a flexibilização monetária na economia americana.
Eduardo Moutinho, analista do Ebury Bank, afirmou que esses dados corroboram que o mercado de trabalho dos EUA se mantém firme, e a atividade econômica ainda está resiliente. Após a divulgação desses dados, o rendimento dos Treasuries americanos registrou alta, uma tendência oposta às taxas dos DIs brasileiros, que fecharam em queda.
MP sobre folha de pagamentos será discutida por Haddad
No Brasil, aguarda-se por notícias políticas relevantes, principalmente em relação ao cenário fiscal. Possivelmente, o Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, reunir-se-á com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), para discutir a medida provisória relativa à reoneração da folha de pagamentos.
Fusão e desempenho das ações
Notícias recentes indicam uma provável fusão entre as petroleiras 3R Petroleum (RRRP3) e PetroReconcavo (RECV3), proposta pela Maha Energy. Isso levou a um aumento significativo no desempenho das ações das duas companhias, com a PetroReconcavo subindo 11,07% e a RRRP3, 7,62%.
Por outro lado, a Energisa (ENGI11) acabou perdendo 5,34% devido à possibilidade de uma oferta pública de ações, que poderia movimentar aproximadamente R$ 2 bilhões. Além disso, as ações da Vale (VALE3) e Petrobras (PETR4), empresas decisivas para o Ibovespa, fecharam o pregão em baixa, com quedas de 0,65% e 0,40%, respectivamente.