Em uma medida emergencial em resposta às recentes chuvas fortes que atingiram o estado do Paraná, a CAIXA e o Governo Federal anteciparam o pagamento do Bolsa Família para os municípios afetados.
Liberação de Valores para Beneficiários

Os beneficiários terão o pagamento deste mês antecipado para esta quinta-feira, dia 18, independentemente do último dígito do Número de Identificação Social (NIS). Além disso, aqueles que recebem o benefício através da conta Poupança Social Digital, pelo aplicativo CAIXA Tem, poderão movimentar os valores pelo próprio aplicativo, sem necessidade de comparecer a uma agência bancária, aumentando a praticidade e a segurança.
Funcionalidades do Aplicativo CAIXA Tem
Com o aplicativo CAIXA Tem, os beneficiários do Bolsa Família têm acesso a uma série de funcionalidades que facilitam a movimentação dos valores recebidos. É possível, por exemplo, realizar compras em estabelecimentos como supermercados, padarias e farmácias usando o cartão de débito virtual disponibilizado pelo app, que é aceito em todas as maquininhas de cartão espalhadas pelo Brasil.
Usando o Pix, também disponível no CAIXA Tem, o beneficiário pode fazer transferências de forma prática e gratuita. Além disso, é possível utilizar o aplicativo para pagar contas de água, luz, telefone, gás e boletos em geral, além de poder realizar saques nas unidades lotéricas, correspondentes CAIXA Aqui e nos terminais de autoatendimento da CAIXA.
Outras Formas de Saque do Benefício
Os beneficiários que possuem o cartão do programa Bolsa Família têm a opção de realizar o saque do benefício nas unidades lotéricas, correspondentes CAIXA Aqui ou nos terminais de autoatendimento da CAIXA. Aqueles que não possuem o cartão podem sacar os valores nas agências da CAIXA, mediante a apresentação de um documento de identificação com foto.
Mais informações sobre o pagamento do Bolsa Família podem ser consultadas no site da CAIXA. Essa é mais uma ação da CAIXA e do Governo Federal buscando auxiliar os cidadãos brasileiros em situações de emergência e necessidade.
O que é o Novo FIES?
Aprimorado ao longo de muitos anos, o Novo FIES é um programa do Governo Federal que financia a graduação de estudantes em cursos superiores não gratuitos, sejam eles presenciais ou à distância. O objetivo do FIES é facilitar o acesso à educação de nível superior para estudantes que de outra forma não teriam condições de financiar seus estudos.
Os contratos atuais do FIES são gerenciados principalmente pela Caixa Econômica Federal, que permite aos estudantes fazer ajustes semestrais nos contratos por meio de um processo conhecido como “aditamento contratual”. Além disso, o banco permite aos estudantes suspender temporariamente o contrato, transferir-se para outro curso ou instituição, estender o prazo de financiamento e quitar o contrato antecipadamente.
Principais novidades para 2024
Dentre as principais novidades para o primeiro semestre de 2024, o principal destaque fica por conta da data de abertura para solicitação dos aditamentos contratuais, que poderão ser feitos até o dia 31 de maio pelo portal SifesWeb. Além disso, em casos de aditamento de renovação contratual, o procedimento poderá ser feito pelo aplicativo Fies Caixa.
É importante lembrar que os estudantes que desejam realizar aditamentos devem estar com os pagamentos das mensalidades em dia ou realizar o pagamento das parcelas em aberto antes de iniciar o processo. Para os estudantes com contrato de financiamento do Novo FIES, é obrigatório realizar o aditamento no primeiro semestre de 2024.
No total, estima-se que cerca de 263 mil estudantes devem realizar aditamentos contratuais neste semestre, sendo que os diversos tipos de aditamento podem ser feitos pelo site Sifes Web.
Como realizar o aditamento?
Para realizar o aditamento, o estudante deve acessar o site SifesWeb ou o aplicativo FIES Caixa na loja de aplicativos do seu smartphone. Depois disso, é só seguir os passos indicados no portal ou no aplicativo para concluir o aditamento, sempre atento aos prazos estabelecidos.
Mais informações sobre como realizar o aditamento e esclarecer outras possíveis dúvidas podem ser obtidas diretamente no site do FIES ou no portal SifesWeb. Dessa forma, as oportunidades de crescimento e desenvolvimento proporcionadas pelo ensino superior continuam disponíveis para todos os estudantes brasileiros.