A nova lei de Reforma da Previdência que começa a vigorar em 2024 traz mudanças significativas quanto ao valor do benefício e às exigências para aposentadoria.
Em grandes linhas, a principal alteração acontece em relação à idade mínima para aposentadoria. A partir deste ano, a idade mínima da aposentadoria 2024 para mulheres passa a ser de 62 anos, com pelo menos 15 anos de contribuição. No caso dos homens, o mínimo passa a ser de 65 anos e 20 anos de contribuição.
Importante destacar que a Reforma da Previdência também traz novas regras de transição, que visam garantir uma passagem mais suave entre as antigas e as novas normas.
Principais mudanças na aposentadoria 2024

Dentre as principais alterações, destaca-se o aumento da idade mínima e do tempo de contribuição para solicitação da aposentadoria. As exigências subiram seis meses em relação ao regime anterior. Para as mulheres, é necessário ter no mínimo 58 anos e 6 meses e para os homens, 63 anos e 6 meses.
Além disso, há mudanças na política de “pontos”, que somam o tempo de contribuição com a idade do trabalhador. Neste caso, a pontuação mínima exigida será de 91 para as mulheres e 101 pontos para os homens.
Como calcular o valor em 2024?
O cálculo para saber o valor da aposentadoria considera a média de todos os salários que o trabalhador recebeu desde julho de 1994. Os valores antes desse período não entram na conta.
Entretanto, para saber o valor do benefício, é preciso considerar que ele corresponderá a 60% da média aritmética de todos os salários de contribuição posteriores a julho de 1994. Há um acréscimo de 2 pontos percentuais para cada ano de contribuição que exceder o tempo de 15 anos para as mulheres e 20 anos para os homens.
Dessa forma, com base nas novas regras da aposentadoria 2024, o contribuinte precisa se planejar e se informar para garantir um benefício adequado ao final de sua carreira profissional.