Em 2024, a palavra de ordem para investimentos em renda fixa será otimização. Para aproveitar ao máximo as oportunidades que surgem na área de investimentos, especialistas apontam que o foco será em papéis isentos da cobrança de Imposto de Renda. Esta estratégia tem ganhado destaque na medida em que a rentabilidade de 1% ao mês se torna cada vez mais difícil de alcançar devido à queda da taxa Selic.
Debêntures incentivadas são destaque

As debêntures incentivadas estão entre as opções preferenciais dos especialistas. Tratam-se de títulos de dívida emitidos por empresas de setores como saneamento, energia e saúde que têm se mostrado uma grande aposta para 2024. Embora a rentabilidade não seja tão alta quanto nos anos anteriores, esses ativos ainda são considerados uma boa opção devido à isenção de Imposto de Renda.
LCIs e LCAs: Segurança e isenção fiscal
As Letras de Crédito Imobiliário (LCIs) e as Letras de Crédito do Agronegócio (LCAs) também estão entre as principais escolhas. Estes ativos, além de oferecerem retorno atrelado ao CDI, são isentos de Imposto de Renda e ainda possuem proteção do Fundo Garantidor de Crédito (FGC).
As LCIs tiveram um aumento de 46,6% nas aplicações de janeiro a novembro do último ano, totalizando R$ 317,1 bilhões, de acordo com a Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais).
CRIs e CRAs: Diversificação e potencial de rentabilidade
Os Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRIs) e os Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRAs), apesar de não serem emitidos por bancos, também fazem parte da lista. Estes títulos, emitidos por securitizadoras, apresentam rentabilidades atraentes e possibilitam a diversificação da carteira.
Expectativas para 2024
A expectativa para 2024 é de que sejam exploradas ainda mais as oportunidades que oferecem isenção fiscal. Portanto, a rentabilidade dos investimentos em renda fixa estará principalmente atrelada aos ativos que possuem tal benefício.
Além disso, a variação da Selic também será um importante fator a ser considerado, uma vez que ela influencia diretamente a rentabilidade dos investimentos atrelados ao CDI.
As previsões são baseadas nas opiniões dos especialistas, mas é sempre importante lembrar que cada investidor tem seu perfil e, portanto, deve considerar suas características individuais antes de tomar qualquer decisão de investimento.