Na última atualização desta reportagem, o site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) ainda apresentava instabilidade e muitos candidatos não conseguiram acessar seus resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023.
Como consultar as notas do ENEM 2023?

Para acessar as notas, é necessário utilizar o login gov.br, com o CPF e a senha do candidato. No entanto, mesmo assim, muitos candidatos relataram dificuldades, recebendo diversas mensagens de erro ao tentar acessar o site.
Os treineiros, alunos que ainda não concluíram o ensino médio e que realizaram a prova apenas para testar seus conhecimentos, terão suas notas divulgadas apenas em 60 dias.
Junto aos resultados individuais, o Inep também divulgou as notas por área de conhecimento. Outro ponto importante a se destacar é o aumento na participação de estudantes da rede pública no Enem. Em 2022, 38,1% dos concluintes do ensino médio fizeram a prova. Já no Enem 2023, esse índice subiu para 46,7%.
O que é o Enem e como ele é utilizado?
O Enem é a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil, permitindo aos participantes concorrer a vagas em universidades públicas e privadas, obter financiamento e bolsas estudantis privadas e até ser aceito em diversas instituições de ensino internacionais.
As provas do Enem 2023 foram aplicadas nos dias 5 e 12 de novembro na versão regular e nos dias 12 e 13 de dezembro na versão PPL (para pessoas privadas de liberdade) e reaplicação.
Como utilizar as notas do Enem 2023?
Através da nota do Enem 2023, é possível concorrer a vagas em universidades públicas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), obter bolsas parciais ou integrais em instituições privadas pelo Programa Universidade para Todos (Prouni) ou ainda conseguir financiamento para cursos de faculdades particulares pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Além disso, em Portugal, ao menos 29 instituições aceitam as notas do Enem nos seus processos de admissão, enquanto quatro universidades nos Estados Unidos e algumas universidades no Reino Unido também levam em conta a nota do Enem para o processo de admissão.
Embora o acesso aos resultados do Enem 2023 esteja complicado devido a problemas técnicos no site, as notas já estão disponíveis. Diversas oportunidades se abrem para os candidatos a partir de seus resultados, como a possibilidade de ingresso em universidades públicas e privadas brasileiras e instituições de ensino superior ao redor do mundo.