O programa Auxílio Gás, uma iniciativa do governo federal, foi criado com o objetivo de reduzir o impacto do custo do gás de cozinha no orçamento de famílias de baixa renda. O programa, que foi implementado em 2021, oferece a cada dois meses um valor que corresponde à média nacional de um botijão de 13 kg de GLP (gás liquefeito de petróleo), calculado pela ANP – Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis.
Este post traz informações atualizadas sobre como o programa Auxílio Gás funciona, incluindo quem tem direito ao benefício, como se inscrever no programa e onde retirar o valor concedido.
Quem tem direito ao auxílio gás?

As famílias que estão inscritas no CadÚnico – Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – são elegíveis para o Auxílio Gás. O cadastramento é permitido para quem tem renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa, renda da família total de até três salários mínimos e pessoas que morem sozinhas ou em situação de rua.
É permitida a acumulação do auxílio gás com outros benefícios do governo, como o Bolsa Família e o BPC (Benefício de Prestação Continuada). Além disso, as datas do auxílio gás seguem o calendário do Bolsa Família, sendo que o beneficiado tem até 120 dias para retirar a quantia.
Como me Cadastrar para o Vale Gás?
O cadastro é feito nas unidades do Cras (Centro de Referência de Assistência Social), do Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) ou em um posto de atendimento do Cadastro Único. Para realizar o cadastro, é preciso ter em mãos documentos de identidade com foto, CPF ou título de eleitor, comprovante de endereço e os CPFs de todos os membros da família que moram sob o mesmo teto.
Como saber se estou no Auxílio Gás?
Após a inscrição no CadÚnico, o beneficiário pode conferir se foi contemplado com o auxílio gás através do aplicativo do Bolsa Família, disponível para Android e iOS, do aplicativo Caixa Tem, ou pelos telefones 111 (da Caixa) e 121 (do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome).
Qual é o valor do Auxílio Gás?
O valor do benefício é repassado a cada dois meses e corresponde à média nacional do preço de um botijão de 13 kg de GLP. Esse valor é atualizado mensalmente pela ANP. Nos últimos meses, o valor do benefício tem ficado em torno de R$ 100.
Esperamos que as informações neste post tenham sido úteis. Se você conhece alguém que pode se beneficiar do Auxílio Gás, não deixe de compartilhar!