O benefício social Vale Gás, que foi lançado durante a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro e mantida no mandato do atual presidente Lula, chega ao seu ano de 2024 com grande relevância. Previsto para atender mais de 5,5 milhões de famílias brasileiras, o benefício tem como objetivo minimizar os impactos causados pelo alto custo do gás de cozinha.
Datas de pagamento do Vale Gás em janeiro de 2024

O calendário para pagamento do benefício em janeiro de 2024 já está disponível e os beneficiários podem se organizar de acordo com o último número do NIS (Número de Identificação Social):
- Pessoas com NIS final 1: 18 de janeiro;
- NIS final 2: 19 de janeiro;
- NIS final 3: 22 de janeiro;
- NIS final 4: 23 de janeiro;
- NIS final 5: 24 de janeiro;
- NIS final 6: 25 de janeiro;
- NIS final 7: 26 de janeiro;
- NIS final 8: 29 de janeiro;
- NIS final 9: 30 de janeiro;
- NIS final 0: 31 de janeiro.
Com o Vale Gás 2024, milhões de famílias terão um alívio significativo em seu orçamento doméstico, especialmente diante do alto custo do gás.
Integração do Vale Gáscom o programa Bolsa Família
O Vale Gás segue integrado ao programa Bolsa Família e, até o momento, não há previsões de mudanças nesse cenário para 2024. Sendo assim, os beneficiários não precisam realizar qualquer inscrição adicional para terem acesso ao auxílio, bastando manter seus dados atualizados no CadÚnico.
Quais os valores para o Vale Gás 2024?
Durante o ano de 2023, uma Medida Provisória determinou que o valor do Vale Gás correspondesse a 100% da média nacional do preço do botijão, conforme cálculo da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). No entanto, sem a renovação da medida, a previsão para o Vale Gás 2024 é que o benefício cubra 50% dessa média.
Quem pode receber o Vale Gás?
Para ser elegível ao Vale Gás, o beneficiário precisa estar cadastrado no CadÚnico e ter uma renda per capita de até meio salário mínimo. Além disso, famílias com renda total de até três salários mínimos, ou que sejam beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada (BPC), também podem se qualificar para o vale. A consulta à elegibilidade ao benefício é possível por meio dos aplicativos Bolsa Família ou Caixa Tem.