Para agilizar o atendimento de solicitações do Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) agendou quatro mutirões no decorrer de janeiro. Esses mutirões ocorrerão especificamente em agências da Região Metropolitana do Rio de Janeiro.
Sobre a programação dos mutirões para BPC

Os atendimentos serão conduzidos por assistentes sociais da instituição em quatro diferentes agências da Previdência Social, sempre das 7h às 14h, respeitando a necessidade de agendamento prévio. Para tanto, será possível realizar o agendamento pela internet, através do site e do aplicativo Meu INSS, ou por meio do contato telefônico via Central 135.
Dentro da programação dos mutirões, já estão previstos atendimentos pelo INSS nos seguintes locais:
– Dia 13, na Zona Norte do Rio, em Irajá, será disponibilizado 180 vagas. A unidade fica localizada na Avenida Brasil, 17.673;
– Dia 20, na Baixada Fluminense, em Duque de Caxias, também há 190 vagas destinadas. A unidade está situada na rua Marechal Deodoro, 1.119, no bairro Jardim Vinte e Cinco de Agosto;
– Dia 27, em Niterói, na Região Metropolitana, são disponibilizadas 100 vagas. A unidade se localiza na Rua Desembargador Athayde Parreiras, 266, no bairro de Fátima;
– E também dia 27, em Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio, serão destinadas 200 vagas. A unidade fica na Rua Barão, 207, na Praça Seca.
Quem tem direito ao BPC/Loas?
O BPC/Loas é devido a pessoas com deficiência cuja renda familiar por pessoa não ultrapassa ¼ do salário mínimo (R$ 353). Essa quantia é mensalmente paga pelo INSS, totalizando R$ 1.412. Vale salientar que tal benefício não apresenta 13º salário.
Para ter direito a esse pagamento, não é preciso ter contribuído com o INSS ao longo da vida. Porém, é necessário comprovar a renda solicitada e a incapacidade de exercer atividades laborais. Em casos de morte, vale ressaltar que o benefício não é convertido em pensão para os herdeiros.
Esse benefício também é destinado para indivíduos acima de 65 anos, desde que atendam aos critérios de renda estabelecidos. No entanto, esse grupo não será contemplado no mutirão de atendimentos nas agências do INSS.