Nesta quinta-feira (11), o CNPS (Conselho Nacional da Previdência Social) aprovou uma nova taxa de juros para os empréstimos consignados voltados para os aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Essa decisão foi tomada para que o teto do consignado acompanhe os cortes da Selic (taxa básica de juros).
A taxa de juros mensal para o empréstimo consignado foi reduzida de 1,80% para 1,76%. Para operações de cartão de crédito e cartão consignado de benefícios, a taxa máxima de juros passou de 2,67% ao mês para 2,61% ao mês. O novo teto entrará em vigor oito dias úteis após a publicação no Diário Oficial da União.
Qual a reação das instituições bancárias com o empréstimo do INSS?

As instituições bancárias podem optar por não oferecer o consignado caso não concordem com a taxa estabelecida. As reduções são vistas com desagrado pelo setor bancário. A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) já manifestou sua crítica à tendência de queda de juros, alegando que os juros estão diminuindo de maneira “artificial” e prejudicando os aposentados.
Segundo informou a Febraban em nota “fixar o teto de juros em patamar economicamente inviável, como tem ocorrido, acarreta prejuízos aos beneficiários do INSS que apresentam maior risco, caso dos aposentados com idade elevada e de mais baixa renda”.
Como funciona o consignado do INSS?
O empréstimo consignado do INSS é um crédito controlado pela Previdência, com desconto direto no benefício previdenciário. Segundo as regras atuais, o beneficiário do INSS pode comprometer até 45% do benefício com o crédito consignado. Deste total, 35% são destinados para o empréstimo pessoal, 5% para o cartão de crédito e 5% para o cartão de benefício, este último criado em 2022.
O empréstimo pode ser pago em até 84 meses (sete anos). Os juros são limitados, portanto, a instituição financeira pode cobrar menos, mas não mais do que essa taxa.
Como consultar os juros pelo Meu INSS?
A taxa de juros pode ser consultada através do aplicativo ou site Meu INSS. O usuário deve acessar a página inicial, escrever “Taxas de Empréstimo Consignado” e será aberta uma página com a lista de bancos e as taxas praticadas por cada um deles. Para visualizar mais bancos, basta rolar a página até embaixo e clicar em “Ver mais”. Se o usuário desejar pode especificar a pesquisa pela instituição de interesse.