Acompanhando a valorização dos contratos futuros de petróleo, o índice Ibovespa, principal referência da bolsa brasileira B3, opera em alta nesta sexta-feira (12). Às 14h40, o Ibovespa avança 0,36%, aos 131.124,52 pontos, após oscilar entre 131.927,11 pontos como máxima e mínima a 130.409,66 pontos.
Nos Estados Unidos, foi publicado o índice de preços ao produtor do país que contrariou as previsões dos analistas da FactSet ao registrar queda de 0,1% em dezembro, ante previsão de alta de 0,2%. As Bolsas de Nova York, por sua vez, operam em campo negativo nesta tarde: o Dow Jones registra a maior baixa, de 0,44%, enquanto Nasdaq e S&P 500 apresentam perdas de 0,05% e 0,04%, respectivamente.
Alta dos preços do petróleo influencia desempenho do Ibovespa
O desempenho do Ibovespa nesta sexta-feira foi impactado principalmente pelo cenário do petróleo. As tensões crescentes no Mar Vermelho resultaram em uma alta dos preços da commodity. Nesta manhã, o grupo Houthi no Iêmen informou que ataques dos Estados Unidos e do Reino Unido resultaram em cinco mortos e seis feridos. Em resposta, o grupo prometeu retaliar os ataques e impedir a passagem de navios com destino a Israel.
Com a valorização do petróleo, as ações de grande peso para a composição do Ibovespa, como as da Petrobras (PETR3;PETR4), registram aumento de quase 1%. Os papéis da Prio (PRIO3) e da PetroReconcavo (RECV3) também apresentam ganhos expressivos de 2,07% e 3,79%, respectivamente.
Destaque para as ações do Pão de Açúcar e as aéreas
As ações do Pão de Açúcar (PCAR3) lideram a ponta positiva do Ibovespa, com avanço de 10,08%. A companhia divulgou o edital de segunda convocação da Assembleia Geral Extraordinária (AGE), marcada para 22 de fevereiro, com o objetivo de deliberar sobre o aumento do limite de capital autorizado da empresa.
Já no lado oposto, as ações da Azul (AZUL4) e da Gol (GOLL4) registram as maiores perdas do índice nesta sessão. Vale lembrar que o petróleo é referencial para o preço do querosene de aviação, então a valorização da commodity costuma impactar negativamente as ações dessas companhias.
Índice Ibovespa e sua variação
O Ibovespa é calculado a partir do comportamento dos preços do conjunto de ações nos pregões administrados pela B3. Cada ponto equivale a 1 real, significando que uma carteira com uma composição idêntica à do índice custa, aproximadamente, a quantidade de pontos do Ibovespa.
A variação de pontos durante um período é crucial para entender e comparar o desempenho das ações e de fundos de renda variável. Assim, qualquer investimento do tipo deveria apresentar uma rentabilidade maior que essa taxa para ser considerado atrativo. Quando o índice Ibovespa apresenta alta, isso sinaliza que, na média, as ações que o compõem se valorizaram. Movimento contrário indica que a maioria dos papéis negociados fechou o dia em queda.