O governo federal revelou esta semana mais detalhes sobre o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU). Apelidado de “Enem dos concursos”, o 1° concurso nacional disponibilizará 6 mil vagas distribuídas em mais de 20 órgãos diferentes. Os aprovados nas provas terão a opção de escolher lotação em várias capitais brasileiras, incluindo Porto Velho.
Inscrições para o concurso

As inscrições para o CPNU iniciarão em 19 de janeiro e encerrarão em 9 de fevereiro. Já as provas estão previstas para o dia 5 de maio. Em Rondônia, serão quatro cidades designadas para a aplicação das provas, sob a organização da Fundação Cesgranrio.
Os custos de inscrição para o concurso foram fixados em R$ 60 para nível médio e R$ 90 para nível superior. O pedido de isenção dessas taxas poderá ser feito por inscritos no CadÚnico, doadores de medula óssea e bolsistas do Prouni ou Fies.
Vagas disponíveis para Rondônia no CPNU
Para a cidade de Porto Velho, o concurso público contemplará órgãos como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) com cargos nas áreas de Geoprocessamento, Gestão em pesquisas, Engenharia civil, Engenharia de agrimensura e cartográfica, tecnologia da informação, engenharia florestal e Engenharia agronômica. Outras capitais que terão vagas disponíveis pelo CPNU incluem Rio Branco, Manaus, Macapá e Boa Vista.
Concorrendo a uma vaga no CPNU
No CPNU, os candidatos pagarão apenas uma taxa para concorrer a múltiplas vagas em diferentes órgãos federais, desde que atendam a uma mesma área de atuação (bloco temático). Das vagas totais, 5% serão reservadas para pessoas com deficiência (PCDs) e 20% para pessoas negras. Ademais, nos cargos da Funai, será reservado 30% das oportunidades para indígenas.
Provas do Concurso Nacional Unificado
As provas do CPNU serão aplicadas no dia 5 de maio, durante o período matutino e vespertino. Para candidatos de nível superior, no turno matutino serão aplicadas as provas objetivas de conhecimentos gerais (com 20 questões) e a prova discursiva de conhecimentos específicos do bloco. Já no turno vespertino, serão aplicadas provas objetivas de conhecimentos específicos (com 50 questões). Para os candidatos de nível médio, as provas objetivas (20 questões) e a redação ocorrerão no período da manhã, e no vespertino, as provas objetivas (40 questões).
As provas do CPNU serão aplicadas em 220 cidades brasileiras, proporcionando amplo acesso aos interessados em ingressar nos múltiplos órgãos federados.