No início deste ano, um conhecido benefício foi implementado ao programa Bolsa Família. O Governo Federal confirmou que um grupo especifico de beneficiários receberá um pagamento extra, o Vale Gás. A confirmação veio após ampla especulação sobre a possível implementação do bônus.
Quem pode receber o Vale Gás?

Criado em 2020, o Vale Gás será distribuído para as famílias brasileiras cadastradas no CadÚnico e fará parte do pagamento mensal do Bolsa Família. O benefício permite o pagamento de parte do valor de um botijão de gás de 13 kg. Para determinar o recebimento do Vale Gás, a seleção de beneficiários é feita mensalmente pelo governo federal através do cadastro do Bolsa Família. Os cidadãos que querem saber se serão contemplados com o Vale Gás devem verificar a previsão de pagamentos para o mês de fevereiro.
Qual o valor do Vale Gás em 2024?
Ainda não foi definido o valor exato que será pago como benefício. O cálculo costuma ser feito com base no custo médio de um botijão de gás de 13 kg e só é realizado no mês do pagamento. Em 2023, era concedido 100% do valor do botijão. No entanto, o governo decidiu que agora o benefício corresponderá a 50% do valor de um botijão de gás.
O pagamento é feito de maneira bimestral, ou seja, é liberado a cada dois meses, seguindo o calendário do pagamento principal do Bolsa Família. Além do Vale Gás, o Bolsa Família conta com outros benefícios complementares, como o Benefício Variável Familiar Nutriz, Benefício de Renda de Cidadania, Benefício Complementar, e o Benefício Primeira Infância. Para mais informações a respeito do pagamento do Bolsa Família, os beneficiários podem consultar no site oficial do programa.