Seguindo a uma série de cortes e reestruturações, a Petrobras, uma das maiores empresas do Brasil, anunciou a abertura de um concurso público para preenchimento de 111 vagas para cargos de nível médio e superior, sendo 15 imediatas e 96 para formação de cadastro reserva.
Vagas e remuneração

Os cargos de nível superior incluem, entre outros, médico do trabalho, engenheiro de equipamentos, engenheiro de petróleo e engenheiro de segurança do trabalho. A remuneração mínima é de R$ 5.878,82 e pode chegar a R$ 10.726,45 dependendo do cargo e da qualificação do candidato. Entre os benefícios oferecidos pela empresa estão o plano de saúde (médico, hospitalar, odontológico, psicológico e benefício-farmácia) e benefícios educacionais para dependentes. Além da remuneração fixa, a Petrobras também oferece remuneração variável, como participação nos lucros e resultados (PLR).
Inscrições
As inscrições para o concurso estão abertas até o dia 31 de janeiro e devem ser feitas no site da Cebraspe (Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos), entidade responsável pela organização do concurso.
As vagas são para os estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo.
As vagas estão distribuídas nas seguintes áreas de atuação: enfermagem do trabalho; inspeção de equipamentos e instalações; logística de transportes (controle); manutenção (caldeiraria, elétrica, instrumentação e mecânica); operação; operação de lastro; projetos, construção e montagem (edificações, elétrica, instrumentação e mecânica); química de petróleo; segurança do trabalho; e suprimento de bens e serviços (administração).
Provas
As provas do concurso estão previstas para o dia 24 de março. A companhia aumentou de 19 para 40 o número de cidades onde as provas objetivas serão aplicadas, que inclui todas as 27 capitais e em cidades como Araucária (PR), Betim (MG) e Ipojuca (PE), entre outras. Importante ressaltar que as cidades de realização de prova não estão vinculadas aos polos de trabalho escolhidos no momento da inscrição. É possível alterar o local da prova até o final do período de inscrições (dia 31), quando será considerada a indicação mais recente informada pelo candidato.