Na primeira quinzena de fevereiro de 2024, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve anunciar oficialmente o lançamento do programa ‘Voa Brasil’. A iniciativa do governo federal tem como principal objetivo democratizar o acesso ao transporte aéreo no Brasil, disponibilizando passagens por até R$ 200 para alunos de baixa renda do Prouni e aposentados.
Quantos aposentados e estudantes podem ser beneficiados?

O Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, estima que entre 2,5 milhões a 3 milhões de pessoas que nunca viajaram de avião ou não o fizeram nos últimos 12 meses possam vir a adquirir passagens pelo programa ‘Voa Brasil’. Estampa-se assim, em larga escala, a democratização do acesso ao transporte aéreo no País.
Quem pode participar do Voa Brasil?
No primeiro momento, apenas dois públicos específicos poderão se beneficiar do programa: aposentados do INSS e alunos do Prouni. O critério para a participação desses grupos envolve um limite de renda de até dois salários mínimos e a ausência de viagens aéreas nos últimos 12 meses.
Quando acontece o lançamento do Voa Brasil para aposentados e estudantes?
A oficialização do programa ‘Voa Brasil’ está prevista para a primeira quinzena de fevereiro de 2024. Segundo o ministro Silvio Costa Filho, a expectativa é que o presidente possa anunciar a medida ainda no final de janeiro.
Qual o objetivo do Voa Brasil?
O ‘Voa Brasil’ surge como uma iniciativa de fomento à democratização do acesso ao transporte aéreo no País. Por meio da disponibilização de passagens aéreas por valores acessíveis, pretende-se ampliar a participação de indivíduos de baixa renda na mobilidade aérea do Brasil.
Os números exatos de passagens que serão disponibilizados pelo programa apenas serão revelados no momento do seu lançamento oficial.