A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) anunciou oficialmente na sexta-feira (12) a abertura de um concurso público para 2024. A prova, agendada para maio deste ano, oferecerá um total de 60 vagas para cargos na área de análise e inspeção.
Remuneração e inscrições para o concurso

Segundo o edital do concurso, 40 vagas serão destinadas para o cargo de analista e 20 para inspetor. Os aprovados em ambos os cargos terão remuneração inicial de R$ 20.924,80.
Já as inscrições para o concurso estarão abertas entre 30 de janeiro e 6 de março, e serão realizadas através do site da Fundação Getúlio Vargas (FGV), responsável pela organização do concurso. Para participar, os candidatos deverão pagar uma taxa de inscrição de R$ 145.
Processo seletivo e localização das vagas
Espera-se que a prova seja realizada em 26 de maio, em todas as capitais do Brasil. A parte da manhã será ocupada por um teste objetivo de conhecimentos básicos e uma prova discursiva. Já no turno da tarde, haverá uma prova objetiva de conhecimentos específicos.
Conforme o edital do concurso, a maioria das vagas é destinada para o Rio de Janeiro, onde fica a sede da CVM. No entanto, também existem postos disponíveis em São Paulo.
Requisitos de formação e descrição dos cargos
É importante destacar que os cargos oferecidos pelo concurso são voltados para candidatos de nível superior, independentemente da área de formação. Entretanto, para os cargos de inspetor e analista na área de contabilidade, é exigido curso superior especificamente nesta área, além de registro ativo no Conselho Regional de Contabilidade.
O papel do inspetor na CVM inclui a fiscalização de entidades que operam no mercado de valores mobiliários, bem como a identificação e apuração de irregularidades. Além disso, o inspetor deve orientar instituições sobre a adoção de procedimentos e controles adequados e participar de inquéritos.
Já o analista tem um âmbito de trabalho mais amplo, que vai desde a elaboração de normas, passando por auditorias, até atuação nas áreas de administração, recursos humanos, orçamento, finanças e auditoria.
Ao contrário dos concursos anteriores, o edital deste ano apresenta algumas mudanças nos requisitos e atribuições dos cargos, por isso, os candidatos devem ler atentamente as regras antes de se inscreverem.