O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) de 2023. Este índice é utilizado como base para o reajuste das aposentadorias e pensões do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) com valores superiores ao do salário mínimo.
Para o ano de 2023, o INPC encerrou com um percentual de 3,71%. Este fator de reajuste será aplicado aos valores das aposentadorias e pensões já no mês de janeiro e os pagamentos começarão a ser feitos pelo INSS a partir do dia 25 do mesmo mês.
Aposentados e pensionistas do INSS e a diferença de reajuste

Além do reajuste geral pelo INPC, o piso e o teto das aposentadorias e pensões do INSS também possuem reajustes diferenciados. O piso do INSS, ou seja, o valor mínimo que um aposentado ou pensionista pode receber, foi reajustado em 6,97% para o ano de 2023.
Com este reajuste, o valor do piso das aposentadorias e pensões do INSS ultrapassa o valor do salário mínimo, o que traz uma maior segurança financeira para os aposentados e pensionistas que recebem este valor.
Novo teto do INSS para 2024
Na outra ponta das aposentadorias e pensões do INSS está o teto, que é o valor máximo que um aposentado ou pensionista pode receber do INSS. Para 2023, o teto do INSS foi reajustado e agora está fixado em R$ 7.786.
Este reajuste permite que as aposentadorias e pensões de valores mais altos possam ter uma melhor correção e manutenção do seu poder de compra. Este reajuste no teto do INSS também beneficia aqueles aposentados e pensionistas com contribuições maiores durante sua vida laboral.