Após iniciar o dia no vermelho, o Ibovespa conseguiu fechar em alta, com investidores reagindo a leitura mais baixa do que o previsto para o índice de preços ao produtor americano pode ser vista como mais um sinal de que o banco central terá condições de começar a cortar juros já na reunião de março, conforme a maior parte do mercado projetava.
Segundo a análise de Daniely Holanda, especialista em mercado de capitais e sócia da Matriz Capital, a bolsa iniciou o dia à espera da notícia do resultado mensal do índice IPP (Índice de Preços ao Produtor) dos EUA que tinha como consenso de mercado alta de 0,10% (aumento de 0,2 em relação ao resultado mensal anterior), contudo o resultado veio abaixo do esperado, fechando o mês em -0,10% (0,2 abaixo do esperado).
O PPI é o indicador antecedente da inflação, pois mede os custos de produção. Se os produtores têm menor custo, o produto pode eventualmente ser repassado aos consumidores com um menor preço. Esse é mais um dos indicadores chave que o FED analisa para tomadas de decisão quanto à política monetária a ser adotada. E com os dados vindo abaixo do esperado, o mercado de capitais avança com a especulação do início da queda de juros nos EUA.
Algumas das maiores altas da bolsa de hoje são de PCAR3, MGLU3 e LREN3. O GPA (Grupo Pão de Açúcar) divulgou a convocação de assembleia para o segundo semestre para propor o aumento do capital autorizado que poderá chegar a 800 milhões de ações ordinárias, sendo hoje 400 milhões.
Magazine Luiza e Lojas Renner seguem a expectativa da baixa de juros, por ser o varejo um dos setores a ser beneficiado com uma menor taxa para concessão de crédito e aumento do consumo das famílias.
Entre as maiores quedas da bolsa, temos GOLL4, AZUL4 e MRVE3. Com a alta do petróleo em quase 1% nessa sexta-feira, as companhias aéreas sofrem com o aumento de gastos com combustíveis, sendo esse, na minha opinião, um dos fatores da queda das ações da GOL e Azul.
As ações da MRV continuam o movimento de queda, após caírem fortemente no dia de ontem, por expectativa na revisão negativa de guidance e aumento das despesas financeiras.
Ja o movimento de queda do dólar hoje reflete ainda a especulação do mercado em referência a queda de juros, tendo em vista que o declínio da taxa básica faz com que a bolsa americana fique menos atraente frente a rentabilidade, fazendo com que os investidores procurem países emergentes onde os prêmios são mais altos.
O movimento de queda dos DIs hoje dá-se com a perspectiva da queda da taxa de juros nos EUA: menor preço para importações, ocasionando diminuição dos custos da produção (menor inflação) e, consequentemente, uma menor taxa básica de juros.
Confira o fechamento do Ibovespa e demais índices
- Ibovespa: 130.987,67 (+0,26%)
- S&P 500: 4.783,84 (+0,08%)
- Nasdaq: 14.972,76 (+0,02%)
- Dow Jones: 37.593,05 (-0,31%)
- Dólar: R$ 4,85 (-0,36%)
- Euro: R$ 5,32 (-0,61%)