O dia foi positivo para os acionistas da Cosan (CSAN3) durante o pregão de quinta-feira (11). As ações da companhia tiveram alta na bolsa brasileira, após um relatório do Bank of America (BofA) emitir positivos elogios à holding de Rubens Ometto.
O BofA manteve a recomendação de compra para as ações da Cosan (CSAN3) e fixou o preço-alvo em R$ 32 para os papéis, o que corresponde a um potencial de valorização de 66% em comparação ao último fechamento.
Por que a visão positiva para a Cosan (CSAN3)?

A visão otimista para a companhia está ligada, principalmente, ao impacto das quedas de juros e ao valuation dos principais ativos da Cosan. “A Cosan é uma empresa de portfólio com investimentos em ativos insubstituíveis, altamente sensível a taxas de juros mais baixas e com forte potencial de valorização para seus principais ativos”, afirma o BofA.
O banco antecipa um forte potencial de valorização e mantém a classificação de compra para as três empresas nas quais a Cosan investe: Raízen (RAIZ4), Rumo (RAIL3) e Vale (VALE3). Ele projeta uma alta potencial de 29% para as ações RAIZ4, valorização de 28% para RAIL3 e 32% para VALE3.
Como isso impactou as ações da Cosan?
As ações da Cosan subiram 0,62% na B3, alcançando R$ 19,34 por volta das 17h.
Os catalisadores da Cosan (CSAN3)
No curto prazo, a Rumo e a Vale devem ser os principais propulsores de lucros da Cosan (CSAN3), segundo a projeção do Bank of America.
O impacto do Ebitda da Rumo e da Vale sobre a Cosan (CSAN3)
Os analistas do Bank of America acreditam que o Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) da Rumo deve crescer 25% em 2024, como resultado de maiores rentabilidades devido à relação favorável de oferta e demanda para o transporte de grãos no Brasil.
Os preços do minério de ferro da Vale devem permanecer em alta no primeiro trimestre deste ano, o que favorece os números da empresa. Esse cenário indica que a Cosan, que vem desfazendo parte da estrutura de derivativos utilizada para financiar a aquisição de 4,9% de participação na Vale, poderá aumentar a visibilidade do balanço patrimonial e dos dividendos, o que deve ser bem recebido pelos investidores.
Projeções futuras para a Cosan (CSAN3)
Para o médio prazo, os analistas veem três potenciais catalisadores para as ações da Cosan. Os catalisadores envolvem aumento na produção do negócio de etanol de segunda geração (E2G) da Raízen, a expansão da Rumo em Mato Grosso, o aumento tarifário até 2028 e a potencial listagem na bolsa das empresas privadas Compass e Moove, eventos que poderiam desbloquear valor para a Cosan (CSAN3).