O pagamento do BPC de 2024 – Benefício de Prestação Continuada – sofrerá um reajuste ainda em janeiro. A partir deste mês, idosos e pessoas com deficiência que têm direito ao benefício perceberão um aumento de R$ 92 em comparação com o valor pago até dezembro de 2022. Além disso, aqueles que desejam solicitar o benefício devem estar atentos às condições para essa solicitação.
Quem tem direito ao BPC 2024?

O BPC é um auxílio gerido pelo INSS – Instituto Nacional do Seguro Social – e não exige tempo de serviço ou contribuição previdenciária. Para ter direito a esse benefício, é necessário comprovar a condição de baixa renda por meio da inscrição no Cadastro Único (CadÚnico). A partir daí, deve-se proceder com a solicitação formal do benefício ao INSS.
Novos valores do BPC 2024
O valor de pagamento do BPC 2024 seguiu o reajuste do salário mínimo do país, que é a referência do piso do INSS. Cresceu R$ 92 ou 8,44% em comparação a 2023, o que representa uma quantia a mais para as famílias de baixa renda que recebem este benefício. Contudo, o valor pode ser reduzido em caso de contratação de empréstimo consignado, onde até 35% do valor do BPC pode ser comprometido pelo pagamento do crédito.
Calendário do BPC 2024 para janeiro
O INSS já anunciou o calendário de pagamentos do BPC 2024 para o mês de janeiro. Os pagamentos são realizados num período de duas semanas, sempre considerando o final do número do benefício, na ordem de 1 a 0.
Como requerer o BPC em 2024?
Conforme dados do INSS, divulgados em agosto do ano passado, mais de 5 milhões de pessoas recebiam o BPC. Embora muitas vezes confundido com uma aposentadoria, o BPC tem critérios diferentes para sua concessão. Para ter direito, é preciso ser idoso com mais de 65 anos ou ter alguma deficiência permanente. Outra condição importante é a necessidade de renda familiar de, no máximo, um quarto do salário mínimo por pessoa. Além disso, o beneficiário deve estar registrado no Cadastro Único. Caso haja aumento de renda, percebimento de salário registrado ou melhora da condição de deficiência, o beneficiário pode perder o direito ao BPC. Sendo assim, é importante solicitar este benefício apenas em caso de real necessidade. Após o processo de solicitação e a perícia médica, a resposta do pedido é dada em até um dia útil.