Uma novidade que está gerando curiosidade no público em 2024 se refere à CNH Social, um projeto que promete tornar acessível à obtenção da Carteira Nacional de Habilitação para a população de baixa renda.
O que é a CNH Social?

A CNH Social faz parte do Projeto Social de Formação, qualificação e habilitação profissional de condutores de veículos automotores. Essa iniciativa do governo permite que pessoas de baixa renda consigam, gratuitamente, a sua primeira CNH nas categorias A ou B, além da adição das categorias A ou B e a mudança de categoria B para D.
Como funciona?
Vale ressaltar que nem todos os estados brasileiros oferecem a CNH Social, pois a sua implementação é feita por uma lei estadual. No entanto, alguns estados já disponibilizam o benefício, incluindo São Paulo, Acre, Goiás, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Distrito Federal, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, entre outros.
A Carteira Social, quando emitida, integra todas as fases necessárias para que a pessoa possa se tornar um condutor habilitado.
Requisitos para a inscrição na CNH Social
Para se candidatar à CNH Social, é preciso cumprir com algumas regras gerais:
- Ser aluno de rede pública – no caso da modalidade para estudantes;
- Estar desempregado há mais de um ano;
- Possuir inscrição no Cadastro Único (CadÚnico);
- Ter 18 anos ou mais;
- Ser alfabetizado;
- Possuir uma renda familiar mensal de até dois salários mínimos;
- Ser beneficiário de algum programa social.
Como se inscrever na CNH Social?
Nos estados que disponibilizam a CNH Social, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) é o órgão responsável por regular e emitir o documento. Portanto, é no site do Detran do seu estado que o cidadão encontrará os requisitos específicos para a sua inscrição na CNH Social, além de informações relevantes como a quantidade de vagas disponíveis.
Desta forma, cada estado tem a sua própria data e prazo estabelecidos para a inscrição. Para manter-se informado e saber exatamente como, quando e onde se inscrever, o recomendado é ficar atento aos comunicados do Detran do seu estado.
Em síntese, a CNH Social surge como uma oportunidade valiosa para aqueles que desejam obter uma habilitação, mas não possuem recursos financeiros suficientes para tal. Contudo, é importante lembrar que o projeto continua em processo de expansão no Brasil, sendo ofertado apenas em alguns estados.