A perspectiva de um novo concurso para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em 2024 tem despertado o interesse de milhares de candidatos, mesmo sem a divulgação de todos os detalhes. A expectativa é que um novo edital seja lançado em breve, trazendo com ele novas possibilidades de carreira no serviço público.
O Ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, enfatizou em seu demonstrativo anual a intenção de realizar um novo concurso no próximo ano. Ele comemorou as realizações do INSS em 2023 e delineou planos para avançar com a contratação de servidores já aprovados no último concurso.
Quais são os planos para o novo Concurso do INSS?

Carlos Lupi sinalizou que as próximas ações significativas do INSS estarão orientadas para a realização de um concurso em 2024. O foco será a admissão de médicos peritos, com uma expectativa de preenchimento de 660 vagas. Além disso, o ministro está empenhado em adicionar 7.655 vagas para as funções de Analista e Técnico do Seguro Social.
O intuito é humanizar o atendimento do INSS, a fim de melhorar a qualidade do serviço, mantendo a proximidade com a população. Para tal, é preciso contar com uma equipe qualificada e comprometida.
O que está previsto para o Curso de Formação do INSS?
Junto a essas novidades, há a previsão de um novo curso de formação para os candidatos aprovados para a função de Técnico do Seguro Social. Aqueles que já concluíram esse curso em turmas anteriores, mesmo que superando o número de vagas, não precisarão participar dessa etapa novamente.
Embora tenha sido divulgada uma informação sobre a suspensão do edital do concurso, fontes oficiais do INSS refutam essa possibilidade.
Quantas vagas estão previstas para o novo concurso do INSS?
O INSS, embora ainda não tenha confirmado oficialmente, projeta a abertura de novas vagas em 2024. Conforme o Ministro da Previdência, espera-se oferecer entre 650 e 660 vagas para a função de Médico Perito.
Em uma entrevista ao Correio Braziliense, o presidente do INSS destacou a necessidade contínua de novos servidores. A previsão é que sejam admitidos 1.800 Técnicos do Seguro Social, já aprovados no último concurso. O Ministério da Previdência está atualmente avaliando a possibilidade de solicitar 7.655 novas vagas, de níveis médio e superior, para os cargos de Analista e Técnicos do Seguro Social.