Com os próximos meses do novo ano se aproximando, aumentam as dúvidas entre os contribuintes sobre o pagamento de impostos: é melhor parcelar ou pagar à vista? Esta questão surge principalmente em relação a impostos anuais como o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores). Os brasileiros que escolhem pelo pagamento parcelado geralmente temem uma avalanche de boletos no início do ano, especialmente após os custos das festas de fim de ano e viagens. No entanto, há aqueles que preferem aproveitar os descontos oferecidos para o pagamento à vista desses impostos. Mas, qual das opções é a mais vantajosa?
Qual a vantagem de pagar o IPTU e IPVA à vista?

Antes de qualquer coisa, é importante frisar que não existe uma resposta única para essa questão. A decisão sobre parcelar ou pagar à vista do IPTU e IPVA depende inteiramente da situação financeira de cada contribuinte. Infelizmente, muitos deixam para decidir sobre a forma de pagamento na última hora. Um bom planejamento financeiro pode garantir o dinheiro necessário tanto para o pagamento à vista – que geralmente oferece descontos – quanto para o parcelamento.
Qual o seu perfil financeiro?
Se você está endividado ou com a condição financeira equilibrada sem uma reserva para pagamentos à vista, é recomendável evitar ao máximo empréstimos e outras formas de crédito que cobrem altos juros. Nesse caso, o parcelamento pode ser uma opção. Agora, se você tem uma situação financeira confortável e conta com alguma reserva para pagamentos à vista, aproveite o desconto oferecido e fique livre do risco de futuros atrasos das parcelas. Contudo, é importante lembrar das demais despesas que possam surgir ao longo do ano.
Quando parcelar o IPTU e IPVA?
Se você não conseguiu poupar dinheiro para o pagamento à vista ou tem um orçamento mensal muito apertado, o parcelamento pode ser a melhor saída. Tenha como prioridade ajustar essa nova dívida ao seu orçamento mensal e tente cortar algumas despesas para comportar as parcelas do imposto.
Planejamento financeiro para próximos IPTU e IPVA
Com organização, é possível pagar o IPTU e o IPVA sem endividamento. A maioria das pessoas erra ao não planejar esses pagamentos com antecedência. Tenha um planejamento financeiro anual e comece o ano sem dificuldades financeiras. Em São Paulo, o calendário de pagamento do IPVA 2024 começa dia 11 de janeiro. Ainda não foi divulgado o calendário de pagamentos do IPTU 2024 da capital paulista. Ter essas informações antecipadas ajudam no planejamento financeiro. Diante dessas informações, a dica é: avalie bem sua condição financeira e tome uma decisão que esteja de acordo com sua realidade. E lembre-se, um bom planejamento financeiro evita dores de cabeça no futuro.