O Ibovespa fechou em queda nesta terça-feira, com ações de peso relevante na composição do índice figurando no campo negativo e empurrando a bolsa para baixo. A alta do petróleo no exterior, apesar de favorecer papéis do setor, foi insuficiente para reverter queda. Dessa forma, os investidores acabaram agindo de maneira mais cautelosa, à espera da inflação dos EUA nesta semana.
Segundo a análise de Anderson Silva, head de renda variável e sócio da GT Capital, a bolsa cai hoje em movimento de correção. Quando estamos em uma tendência de alta, como a que estamos agora, toda e qualquer correção, além de ser saudável, é oportunidade para que possamos comprar mais ativos a preços mais baratos.
O movimento de recuo do minério de ferro puxou o setor de mineração e siderurgia para baixo e isso acabou fazendo com que o dia terminasse no campo negativo. Com isso, temos Vale, CSN e Usiminas entre as quedas. Já Bradesco cai após o Goldman Sachs reduzir a recomendação de “neutra” para “venda”.
Entre as altas, temos Locaweb, que sobe após o BTG apontar a ação como uma das melhores para investir.
Com uma agenda de notícias fraca nesses primeiros dias de 2024 e com o recesso em Brasília, o mercado brasileiro trabalha com base em dados passados e as projeções do mercado para taxa de juros deste ano.
Após uma grande puxada de alta no final do ano passado, é hora de colocar parte dos lucros no bolso e ficar de olho no balanço das empresas correspondentes ao 4º trimestre 2023 que logo começam a ser divulgados.
Ainda com base em projeções, em especial, da curva de juros, vemos um maior apetite ao risco dos investidores por empresas com grande upside, que é o caso de LWSA3, MGLU3 entre as maiores altas e ainda RRRP3 depois de ter divulgado uma produção de petróleo acima do esperado.
Dólar segue o movimento lateral depois de cair bastante em 2023 tendo parte da queda em função do superavit da balança comercial brasileira, já que para comprar do Brasil o estrangeiro precisa trazer dólar para cá e converter para real. Se por um lado a bolsa faz uma correção na queda, os juros futuros dão uma respirada depois de semanas em queda, e fazem um repique de alta no aguardo das próximas reuniões dos Bancos Centrais.
Acredito que o IBOV deve se acostumar a trabalhar entre 120 mil pontos e o novo topo que é 134 mil pontos, o que vemos nesse início de ano é apenas uma correção natural e serve como oportunidade para investidores aumentarem suas posições em renda variável.
- Ibovespa: 131.446,59 (-0,74%)
- S&P 500: 4.756,45 (-0,15%)
- Nasdaq: 14.857,71 (+0,09%)
- Dow Jones: 37.525,10 (-0,42%)
- Dólar: R$ 4,90 (+ 0,74%)
- Euro: R$ 5,35 (+0,38%)