Para se tornar um beneficiário do Bolsa Família, é necessário, inicialmente, estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, conhecido como CadÚnico. Esse sistema busca identificar famílias de baixa renda, permitindo que o governo tenha uma compreensão mais detalhada da situação socioeconômica dessas pessoas. Com a inscrição no CadÚnico, torna-se possível participar de programas sociais do Governo Federal, como o próprio Bolsa Família e o Minha Casa, Minha Vida. A seguir, você confere os detalhes de como se inscrever no CadÚnico:
Quem pode se inscrever no CadÚnico?

Para se inscrever no CadÚnico, você deve cumprir alguns requisitos:
- Morar em área rural ou urbana;
- Estar em situação de vulnerabilidade social;
- Ter a intenção de participar de programas sociais do Governo Federal.
Como se inscrever no CadÚnico?
Para efetivar sua inscrição no Cadastro Único, é preciso comparecer pessoalmente a um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou ao setor responsável pelo Bolsa Família no seu município. Não é necessário levar todas as pessoas que residem na sua casa, mas é importante levar os documentos de todos que vivem no mesmo domicílio. São eles:
- CPF;
- Documento de identificação (de preferência, o RG);
- Comprovante de residência (de preferência, a conta de luz).
Após esse procedimento, você deverá marcar o dia da entrevista para responder ao questionário realizado pelos assistentes sociais. É importante ressaltar que a inscrição no CadÚnico não garante o recebimento automático do Bolsa Família, pois o Governo Federal identifica de forma automática e periódica as famílias que serão incluídas e começarão a receber as parcelas do benefício.