O Bitcoin (BTC) se recuperou de uma queda de 10% na última quarta-feira (3) após os analistas da Bloomberg Intelligence estimarem que a existam cerca de 90% de chances do regulador norte-americano aprovar ETFs de Bitcoin até 10 de janeiro. A perspectiva é contrária à casa de análise Matrixport que, na quarta-feira, afirmou que a SEC – a Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos – rejeitaria todas as propostas de ETF de Bitcoin este mês.
Desempenho das criptomoedas e expectativas para ETFs de Bitcoin

Na sexta-feira (5), o Bitcoin operava em alta de 2,90%, valendo US$ 44.200. O Ethereum (ETH) apresentou alta de 1,70%; o XRP (XRP) teve uma pequena queda de 0,10%; e o BNB Chain (BNB) se manteve estável. Entre os destaques positivos, a Celestia (TIA) registrou a maior valorização do dia com alta de 23%.
No ano de 2023, gestoras como BlackRock, Fidelity e Invesco, entraram com pedidos de ETF na SEC. A autorização dos ETFs permitirá que os investidores tenham exposição aos retornos potenciais do Bitcoin sem a necessidade de possuir o ativo diretamente.
Impacto das notícias e previsões no mercado de Bitcoin
O diretor de investimentos da Bitwise Asset Management, Matthew Hougan, afirmou que o mercado permanece profundamente focado no potencial de aprovação de um ETF. Hougan acredita que mesmo pequenas notícias podem causar movimentos significativos no setor à medida que as posições alavancadas são afetadas.
O gerente de portfólio da Pantera Capital, Cosmo Jiang, também compartilhou o entusiasmo em relação à aprovação e lançamento dos ETFs nos próximos dias.
Acompanhando o desempenho das criptomoedas e dos ETFs
Entre as principais criptomoedas e as que mais valorizaram nas últimas 24 horas estão a Bitcoin (BTC), Ethereum (ETH) e Celestia (TIA). Já entre as criptomoedas que apresentaram maiores baixas nas últimas 24 horas estão Bonk (BONK) e Internet Computer (ICP).
Os ETFs de criptomoedas como o Hashdex NCI (HASH11), Hashdex BTCN (BITH11), e Hashdex Ethereum (ETHE11) apresentaram variações diversas no último pregão. Vale acompanhar o desempenho desses ativos para entender o impacto das notícias sobre aprovação dos ETFs no mercado financeiro.