O Instituto Nacional do Seguro Social, o INSS, anunciou na última quarta-feira, dia 8 de dezembro, o calendário de pagamentos para o ano de 2024. A previsão é que mais de 39 milhões de benefícios sejam concedidos ao longo do ano.
Quando começam os pagamentos do INSS em 2024?

A principal mudança no calendário de pagamento do INSS para 2023 é decorrente do reajuste do salário mínimo. Em 2021, até o dia 22 de dezembro, o INSS seguia o calendário abaixo para pagamentos de até 1 salário mínimo:
– Final 1: 21 de dezembro (já realizado)
– Final 2: 22 de dezembro (já realizado)
– Final 3: 26 de dezembro (já realizado)
– Final 4: 27 de dezembro (já realizado)
– Final 5: 28 de dezembro (já realizado)
– Final 6: 2 de janeiro(já realizado)
– Final 7: 3 de janeiro(já realizado)
– Final 8: 4 de janeiro(já realizado)
– Final 9: 5 de janeiro(já realizado)
– Final 0: 8 de janeiro.
Porém, a partir de 2023, para benefícios acima de 1 salário mínimo, as datas de pagamento serão:
– Finais 1 e 6: 2 de janeiro
– Finais 2 e 7: 3 de janeiro
– Finais 3 e 8: 4 de janeiro
– Finais 4 e 9: 5 de janeiro
– Finais 5 e 0: 8 de janeiro.
Quem receberá os pagamentos do INSS?
Do total de benefícios, 5.657.745 serão assistenciais e 33.379.120 previdenciários. Esses números incluem aposentadorias, pensões e auxílios de diversas categorias. Aqueles que estão aptos a receber esses pagamentos são os pensionistas e aposentados do INSS.
Como consultar os valores a serem recebidos?
Os segurados podem verificar os valores a serem recebidos através do site Meu INSS. Basta acessar a plataforma com login e senha e, em seguida, clicar na opção “Extrato de Pagamento” para visualizar todas as informações sobre o pagamento do benefício, incluindo data e valor a ser recebido.
E quem não tem acesso à internet?
Para aqueles que não possuem acesso à internet, a consulta pode ser feita através da Central 135 do INSS. O serviço está disponível de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h.
Conclusão
A expectativa é que o ano de 2024 traga muitos benefícios para aposentados e pensionistas do INSS. Com a divulgação antecipada do calendário, os beneficiários têm tempo para se organizar financeiramente e programar o recebimento dos valores.
Lembramos que é importante sempre checar as informações com fontes confiáveis para evitar golpes e fraudes. Consulte sempre o site oficial do INSS ou a sua central de atendimento.