Confirmado pelo Ministério da Cultura na última sexta-feira (5), o Museu da Democracia será criado na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. O espaço promete ser um marco histórico, em homenagem à democracia brasileira que recentemente teve sua sede, os Três Poderes, atacados.
Investimento e previsão de início das obras do Museu da Democracia

Com o investimento de R$ 40 milhões, oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a expectativa é que a obra tenha início em 2025. O espaço para a instalação do museu, vizinho ao Teatro Nacional Cláudio Santoro, deverá ter sua destinação formalizada nos próximos dias, conforme divulgado oficialmente pelo ministério.
Por que o Museu da Democracia?
O MinC enfatiza que o espaço terá um caráter cívico e plural, sendo construído em sintonia com todos aqueles que são a favor da democracia. O objetivo não é que esteja vinculado a um setor político, mas sim, que represente uma instituição em prol da democracia no país.
Em sequência à efetivação do terreno, o Ministério da Cultura juntamente com o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), tem a intenção de lançar um concurso nacional para escolher o projeto arquitetônico do espaço.
Repositório do 8 de janeiro
Será também lançado no dia 8 de janeiro, pelo Ibram, um repositório virtual. O objetivo é sistematizar, organizar e disseminar um catálogo de memória e desenvolvimento de coleções da sociedade civil relacionadas à democracia contemporânea brasileira.
É, portanto, uma iniciativa que visa eternizar na memória e na história do Brasil a luta constante pela preservação e valorização da democracia.