O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) divulgou recentemente o calendário de pagamentos de aposentadorias, pensões e auxílios para o ano de 2024. O cronograma continuará levando em conta o número final do cartão de benefício, desconsiderando o último dígito após o traço.
Quando serão feitos os pagamentos para aposentados do INSS?

Segundo o calendário divulgado pelo INSS, o pagamento será feito entre os cinco últimos dias úteis do mês corrente e os cinco primeiros dias úteis do mês subsequente. Isso ocorrerá de maneira progressiva, liberando o dinheiro diariamente para um grupo de beneficiados, iniciando pelos que têm benefícios com final 1.
Os beneficiados que recebem acima do piso nacional, o pagamento acontecerá nos primeiros cinco dias úteis do mês seguinte ao da liberação, sempre contemplando dois grupos por dia, começando pelos que têm cartões de benefícios com finais 1 e 6.

Quantos benefícios o INSS paga por mês?
Mensalmente, o INSS paga 39.036.865 de benefícios. Destes, 26.168.062 beneficiários recebem até um salário mínimo e 12.868.803 ganham mais do que o piso nacional.
O que muda para aposentados e pensionistas com o novo salário mínimo?
Com o novo salário mínimo reajustado para R$ 1.412, que entrou em vigor dia 1º de janeiro, aqueles que recebem o piso verão o valor reajustado apenas no final de janeiro e início de fevereiro. O depósito feito na virada do ano ainda será referente ao mês de dezembro, sem a devida correção.
O INSS recomenda que os beneficiários estejam sempre atentos ao calendário e as datas de pagamentos para uma melhor organização financeira.