Nesta sexta-feira (5), o Ibovespa fechou o pregão em alta. Investidores reagiram a dados do ‘payroll’, mostrando o mercado de trabalho americano continua aquecido, com criação de vagas e aumento salarial acima do esperado em dezembro. Os números levantam dúvidas sobre os próximos passos da política monetária na maior economia do mundo
Segunda análise de Rodrigo Cohen, analista de investimentos e co-fundador da Escola de Investimentos, os dados do Payroll vieram acima do esperado, tanto dados de trabalho quanto ganho médio por hora. Isso mostra uma economia forte. Só que, em contrapartida, se você for analisar o histórico, a gente tem aí uma queda progressiva nos últimos meses, o que é positivo.
Além disso, foi divulgado uma revisão dos dados dos últimos dois meses que foi positiva reduzindo 71 mil vagas. Então, isso reforçou, na mesma hora, as apostas da Bolsa de Chicago, a Bolsa de Aposta CME, em que 65% acreditam que a queda dos juros permanece para iniciar em março de 2024 desse ano, mesmo com esses dados vindo acima do esperado, mas por causa da queda progressiva.
Então, acredito que o cenário não muda para o início da queda de juros por lá no primeiro tri.
Na hora da divulgação do payroll, o dólar subiu muito e nossa Bolsa caiu muito e outras moedas como franco suíço e libra caíram muito. E logo depois, reverteu, porque o mercado entendeu que, mesmo com os dados vindo acima, há progressão de queda. Logo depois, então, teve uma reversão de tendência. Então, na minha opinião, esse é o motivo de as bolsas subirem.
Então, agora o mercado vai ficar atento em relação as próximas divulgações de dados para vermos se de fato teremos os juros caindo em março, como o esperado.
A gente teve bancos subindo, em movimento de alta sistêmica, então, bolsas no mundo sobem, dólar cai, bolsa no Brasil sobe, bancos também sobem.
Petrobras está subindo porque o petróleo também subiu, e Petrobras segue bastante o petróleo. Depois Petrobras acabou revertendo um pouquinho, mas Petrobras subiu muito em virtude do petróleo. Ja a Vale cai seguindo a queda do minério de ferro lá fora.
Hapvida sobe após o JP Morgan recomendar a compra das ações com preço-alvo de 6,50.
Apesar do Ibov estar em alta, o índice tende a encerrar a semana no campo negativo. O índice passou por um movimento de ajuste nesse começo do ano. Início de ano sempre tem montagem de carteiras no mundo, rebalanceamento. Então isso o mercado avaliou como uma alta exagerada, e aí sempre no início do ano o mercado pode ficar um pouco mais receoso com o que pode vir. Então, por esse motivo, a Bolsa teve uma queda, mas super normal, uma correção totalmente que faz parte do mecanismo da Bolsa.
Confira o fechamento do Ibovespa e demais índices:
- Ibovespa: 132.022,92 (+0,61%)
- S&P 500: 4.697,22 (+0,18%)
- Nasdaq: 14.524,07 (+0,09%)
- Dow Jones: 37.466,04 (+0,07%)
- Dólar: R$ 4,87 (-0,73%)
- Euro: R$ 5,33 (-0,74%)