O Departamento do Trabalho dos Estados Unidos divulgou nesta quinta-feira (04) que, na semana encerrada em 30 de dezembro, registrou-se uma queda de 18 mil pedidos de auxílio desemprego. O total de solicitações foi de 202 mil, abaixo da taxa de 220 mil registrada na semana anterior.
Qual a expectativa com a queda de pedidos de seguro desemprego?

Diante desses números, os analistas demonstraram surpresa, uma vez que o consenso Refinitiv projetava um volume de 216 mil pedidos. Ao considerar a média móvel trimestral, nota-se também um recuo, passando de 212.500 para 207.750 – uma redução de 4.750 na semana.
Taxa de desemprego com seguro e pedidos contínuos
Os dados mais recentes ainda apontam para uma diminuição de 0,1 ponto percentual na taxa de desemprego segurado, que ficou em 1,2% na semana concluída em 23 de dezembro. Vale ressaltar que essas informações são defasadas em uma semana em relação ao número principal. Nesse mesmo período, observou-se uma queda de 31 mil no número de pedidos continuados de auxílio desemprego, totalizando 1,855 milhão.
Na semana anterior, o índice estava em 1,886 milhão. Os registros de pedidos de auxílio desemprego são uma métrica importante para a avaliação da saúde econômica dos Estados Unidos, uma vez que representam a quantidade de pessoas que estão sem emprego e buscam suporte financeiro do governo. Uma redução nesses números, portanto, pode ser interpretada como um sinal de fortalecimento do mercado de trabalho americano. Mais detalhes sobre esses dados devem ser divulgados nas próximas semanas. Espera-se que essas informações ajudem a definir as próximas ações do Federal Reserve, o banco central dos EUA, em relação à taxa de juros no país.