O programa brasileiro de assistência social, Bolsa Família, continua prestando auxílio a muitas famílias em situação de vulnerabilidade por todo o país. Além dos repasses mensais de recursos financeiros, o programa oferece palestras e cursos gratuitos, acesso à saúde de qualidade e medicamentos gratuitos. Os beneficiários do Bolsa Família têm direito a uma série de medicamentos gratuitos, fornecidos pelo programa Farmácia Popular.
Quais medicamentos estão disponíveis para beneficiários do Bolsa Família?

Medicamentos disponíveis gratuitamente pelo programa Farmácia Popular:
- Asma
- Salbutamol
- Budesonida
- Formoterol
- Fluticasona
- Terbutalina
- Diabetes
- Metformina
- Glibenclamida
- Glipizida
- Insulina
- Hipertensão
- Enalapril
- Captopril
- Lisinopril
- Hidroclorotiazida
- Metildopa
- Anticoncepcionais
- Levonorgestrel
- Etinilestradiol
- Gestodeno
- Dienogeste
- Colesterol alto
- Sinvastatina
- Atorvastatina
- Rosuvastatina
- Pravastatina
- Doença de Parkinson
- Levodopa
- Carbidopa
- Glaucoma
- Timolol
- Betaxolol
- Latanoprosta
- Osteoporose
- Risedronato
- Ibandronato
- Alendronato
- Rinite
- Desloratadina
- Loratadina
- Cetirizina
Fraldas geriátricas
Além dos medicamentos, o programa Farmácia Popular também oferece fraldas geriátricas gratuitamente para idosos com renda familiar de até dois salários mínimos.
Somente em 2023, o programa disponibilizou um total de 40 medicamentos gratuitos para os beneficiários do Bolsa Família, evidenciando o compromisso do governo com a saúde da população mais carente.
O que é o programa Farmácia Popular?
O Farmácia Popular é uma iniciativa do Governo Federal que visa amenizar os gastos com medicamento dos brasileiros com menor poder aquisitivo. Além disso, o programa ajuda a aliviar custos do Sistema Único de Saúde (SUS) com internações hospitalares.
Como ter acesso aos medicamentos gratuitos?
Para ter acesso aos medicamentos do programa, basta se dirigir a uma das farmácias credenciadas portando o CPF e a receita médica. Importante ressaltar que para ser aceito no programa, a receita médica precisa estar assinada pelo médico responsável e contar com seu respectivo carimbo.
A validade da receita para obtenção de fraldas geriátricas e medicamentos é de até 180 dias, e para anticoncepcionais é de um ano. Essa exigência não se dá somente para controle mas também para combater a automedicação, prática perigosa que pode trazer riscos a saúde.
Quem pode participar?
O programa Farmácia Popular é liberado para toda a população, especialmente para aqueles que enfrentam dificuldades em seguir um tratamento medicamentoso devido à falta de renda. Mesmo que você possua um plano de saúde privado e não seja paciente do SUS, você tem direito de usufruir dos benefícios do programa.