Em uma atualização recente dos programas de assistência social do governo federal, titular do benefício de Prestação Continuada (BPC) agora tem a possibilidade de adquirir moradia pelo programa Minha Casa Minha Vida, tendo isenção total das parcelas de pagamento.
Como funciona a isenção para BPC no Minha Casa Minha Vida

Medidas do governo para isentar famílias de baixa renda do pagamento de parcelas do Minha Casa Minha Vida:
- A medida também se estende para famílias do programa Bolsa Família.
- Famílias inseridas nesses dois programas que possuam algum tipo de financiamento do programa Minha Casa Minha Vida receberá a isenção do pagamento das parcelas.
- Essa alteração se aplica para os financiamentos já existentes.
- Há expectativas de que a isenção também ocorra para futuras aquisições.
- O dinheiro pago nos financiamentos até o momento, no entanto, não será devolvido.
- Não serão geradas novas cobranças a partir da implementação do benefício.
- Com a isenção de pagamentos de parcelas, a tendência é que o índice de déficit habitacional no país seja reduzido.
- Há ainda o plano de acelerar o ritmo de construção e entrega de novas moradias pelo governo federal.
Quem pode ser contemplado
Além dos beneficiários do BPC, a mesma isenção se aplica ao público do programa Bolsa Família. Com isso, essas famílias, que fazem parte de um grupo de risco social e econômico, terão acesso a um imóvel próprio sem custo adicional.
A residência representa a segurança de um lar para quem mais necessita e, com essa nova norma, casa própria passa a ser realidade para uma parcela maior da população.
Mudanças significativas no Programa
Este ano, uma das principais mudanças no programa Minha Casa Minha Vida foi em relação às faixas de renda contempladas. Foram inclusos novos públicos e facilitadas as condições de pagamento. Com essas medidas, mais cidadãos poderão contratar financiamento imobiliário.
A administração dos investimentos no Programa é realizada pela Caixa Econômica Federal. Para contratação ou simulação, o processo deve ser feito pessoalmente em uma agência bancária. Para quem já é beneficiário do BPC e tem o financiamento pelo programa, a regularização do imóvel deverá ser feita junto à instituição financeira.