Em 2024, as exigências para solicitar a aposentadoria aos brasileiros que já contribuíam para o INSS antes da aprovação da reforma previdenciária em 2019 aumentarão. A mudança se deve à implementação de um regime de transição previsto pelo governo, que prevê alterações nos critérios de aposentadoria gradualmente até 2031.
Idade mínima aumentará para a Aposentadoria?

A idade mínima para pedir a aposentadoria acumulará um aumento de seis meses em relação ao regime anterior. O limite mínimo para as mulheres será de 58 anos e meio, e para os homens de 63 anos e meio. Além disso, o tempo mínimo de contribuição passará a ser de 30 anos para as mulheres e de 35 para os homens.
Em relação à regra dos pontos, que soma o tempo de contribuição à idade do trabalhador, também haverá modificações: a pontuação mínima requerida será 91 para mulheres e 101 para homens.
O que são as regras de transição?
As regulamentações de transição são voltadas para quem já contribuía antes da aprovação da reforma da Previdência e foram criadas para estabelecer uma passagem entre as exigências previamente estabelecidas e as atuais. Cada uma delas pode alterar o momento em que o benefício será concedido e o valor que o trabalhador receberá.
Dessa forma, a pessoa tem a opção de se aposentar conforme a regra que lhe for mais vantajosa. As categorias abrangem aposentadoria por idade, tempo de contribuição + idade mínima, pedágio de 50% e 100%, entre outros.
Ferramenta para calcular a sua aposentadoria
Foi disponibilizada pela regulação do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), uma funcionalidade que permite ao usuário simular o tempo restante para se aposentar, seja por idade ou tempo de contribuição. A simulação é feita com as informações presentes na base de dados do INSS, mas também é possível incluir vínculos e modificar a data de nascimento durante a simulação.
Para acessar o simulador, basta entrar no Meu INSS, informar CPF e senha, acessar a área “Do que você precisa?”, escrever “Simular Aposentadoria” e, por fim, verificar as simulações para todas as regras, tanto anteriores à reforma quanto posteriores.
É importante relembrar que os resultados gerados pela calculadora são apenas para consulta e não garantem o direito à aposentadoria.