Acaba de ser anunciado o calendário de pagamento 2024 do Benefício de Prestação Continuada (BPC). Aposentados e pensionistas já podem verificar as datas em que os depósitos serão efetuados. Seguindo o padrão de anteriores, estes continuam a ser organizados a partir do número final do cartão do benefício.
Primeiros depósitos do BPC serão realizados em janeiro

As primeiras quantias a serem pagas em 2024 serão depositadas no dia 25 de janeiro. É importante ressaltar que, mensalmente, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) realiza o pagamento para cerca de 39.036.865 beneficiários, sendo 5.657.745 destes referentes a benefícios assistenciais e 33.379.120 previdenciários.
O que é o BPC?
O BPC é um programa que assegura o pagamento de um salário mínimo, realizado de forma mensal, para idosos e pessoas com deficiência (PCD’s) que comprovem não possuir meios de subsistência próprios. Apesar de gerida pelo INSS, essa é uma iniciativa que não possui natureza previdenciária.
Calendário de pagamentos do BPC
De acordo com o calendário de 2024, também estão previstas as datas de pagamento de dezembro de 2023. Para quem recebe até 1 salário-mínimo, os depósitos serão realizados entre 21 de dezembro e 8 de janeiro. Para quem recebe acima do mínimo, os valores serão depositados entre 2 e 8 de janeiro. Já no início de 2024, os depósitos serão feitos entre 25 de janeiro a 7 de fevereiro.
Consultar benefícios do INSS agora ficou mais fácil
Para consultar o status de seus benefícios pelo INSS, o beneficiário deve acessar o site Meu INSS e fazer o login com sua conta gov.br. Em seguida, deve clicar em “Extrato de Pagamento” para visualizar as informações. Esse procedimento ainda pode ser realizado pelo aplicativo do INSS ou através da Central 135, fornecendo o número do CPF e confirmando algumas informações cadastrais, como forma de precaução contra fraudes.
Mantendo-se atualizado sobre as datas de pagamento, os beneficiários podem se programar melhor financeiramente e evitar imprevistos. E, com este calendário em mãos, a organização para o ano de 2024 já pode começar!