Depois de ter alcançado altas recordes em 2023, chegando a mais de 22%, o Ibovespa iniciou o ano de 2024 em queda. A bolsa brasileira acompanha o movimento dos futuros de Nova York, que começaram o dia em alta, mas viraram para queda.
Caem as ações de grandes bancos, companhias aéreas, construtoras, frigoríficas e varejistas. Já as ações de Petrobras (PETR4) e Vale (VALE3) avançam, com a alta das commodities. Oscilam as petroleiras juniores e empresas de educação. O dólar comercial avança 0,69%, a R$ 4,885, e os juros futuros (DIs) sobem por toda a curva. O petróleo mais de 2% hoje, acompanhando as tensões no Mar Vermelho.
O minério de ferro negociado na bolsa de Dalian teve alta de 2,93%, com dados otimistas vindos da Ásia. Na agenda do dia, as divulgações de PMI ao redor do mundo são destaque. Já foram apresentados os dados de países europeus, como Alemanha e França. Apesar de surpreender ligeiramente as estimativas, o indicador continuou a apontar para a contração da economia em dezembro.
Além disso, também serão divulgados hoje os o PMI dos EUA, juntamente com as informações sobre os gastos com construção referentes a novembro. Por aqui, o primeiro Boletim Focus do ano trouxe projeção para a inflação de 2024 menor e estimativa para o PIB mantida