Os bancos públicos brasileiros, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, estão prevendo um crescimento mais expressivo em comparação com seus concorrentes privados em 2024, de acordo com as previsões de mercado. Ambos mantiveram um incremento de dois dígitos em suas carteiras de crédito ao longo de 2023 e parecem prometer manter uma expansão mais forte no próximo ano. Isso é atribuído ao perfil de negócios no qual estão envolvidos e ao maior conservadorismo dos pares do setor privado.
Por que Caixa de Banco do Brasil estão crescendo?
Os mercados que esses dois bancos focam têm garantias e inadimplência mais baixas, tornando-os uma opção de investimento mais segura. Por exemplo, o Banco do Brasil tem mais da metade do mercado de crédito agrícola, que tem crescido juntamente com a produção rural no país. Ao mesmo tempo, a Caixa detém quase 70% do crédito imobiliário, uma liderança que tem se fortalecido desde 2022. Além disso, o perfil de negócios desses bancos e sua natureza pública também contribuem para sua expansão mais rápida.
Expectativas para o futuro
Existe a expectativa de que esses bancos continuarão expandindo em 2024, apoiados por uma forte base técnica em seus balanços. O fato desses bancos terem acesso a fontes de financiamento baratas, como a poupança no caso da Caixa e depósitos à vista e judiciais no caso do BB, também facilitará seu crescimento no próximo ano.
Ambos os bancos conseguiram crescer em áreas rentáveis e, no caso do BB, segue uma estratégia que não é contracíclica, focando em áreas de negócios sólidas ao invés de tentar contrabalançar as flutuações do mercado.
Portanto, embora a economia possa enfrentar incertezas em 2024, os bancos públicos brasileiros parecem estar bem-posicionados para um forte crescimento.