Momentos de mudança de ano instigam reflexões profundas sobre o passado, as expectativas do futuro e os planejamentos mais amplos para os anos seguintes. Essa fase de introspecção também se aplica ao universo dos investimentos, onde decisões chave precisam ser ponderadas. Muitos investidores se perguntam: Será que tenho a minha carteira de investimentos adequada para o atual momento? Deverei promover alguma mudança? Como me posicionar para obter o máximo proveito da classe de ativos do ano seguinte?
Para o ano de 2024, expresso minha confiança em um cenário vantajoso para alocações em renda fixa, principalmente os títulos do tipo IPCA+. A base para minha convicção é a proteção inflacionária que esses papéis asseguram, além do índice de remuneração atraente que apresentam, por volta de 6% ao ano acima do IPCA.
O que considerar ao investir em renda fixa?

Para se beneficiar desse panorama favorável, é importante considerar certos pontos relevantes na construção de uma carteira de renda fixa. Esses componentes ajudarão a formar um portfólio confiável, resistente contra a erosão inflacionária, onde os investimentos rendem menos que a inflação. Para lhe ajudar nessa jornada, aqui estão alguns pontos que são importantíssimos:
Como Construir uma Carteira de Renda Fixa?
- Estabeleça seus objetivos e entenda o seu perfil de risco.
- Prepare-se financeiramente para necessidades futuras para evitar perdas irrecuperáveis.
- Diversifique seus investimentos, incluindo diferentes tipos de títulos de renda fixa e moedas internacionais.
- Priorize títulos indexados à inflação, que protegerão seu patrimônio a longo prazo.
- Esteja ciente do risco de crédito dos emissores privados em sua carteira.
- Cuide da liquidez dos seus títulos adquiridos.
- Atente-se à duração do seu portfólio de renda fixa, ajustando-o ao seu horizonte de investimento.
- Utilize benefícios regulatórios que possam incrementar sua rentabilidade.
- Acompanhe continuamente as oscilações do mercado e reequilibre o portfólio regularmente.
- Considere o auxílio de profissionais para aconselhamento personalizado.
Manter a serenidade e a disciplina são fundamentais no momento de fazer as escolhas certas para sua carteira de investimento. Especialmente em períodos de turbulência, mover o portfólio desordenadamente pode resultar em consequências lamentáveis. Se a carteira está bem diversificada e ajustada ao perfil de risco do investidor, ela está apta a enfrentar a maioria dos períodos de instabilidades. Portanto, manter o foco no médio a longo prazo e respeitar a estratégia de investimentos definida para sua carteira são ações essenciais.