A semana entre o Natal e o Ano Novo costuma ser mais tranquila no mercado financeiro, com menos indicadores, pouca liquidez e poucas informações relevantes sendo divulgadas por empresas ou governos. Mas isso não significa que não valha a pena operar, de acordo com Eduardo Boechat, especialista da ActivTrades.
“A última semana do ano é diferente. O mercado tem bem menos liquidez, muitas mesas de operações de bancos e grandes fundos estão trabalhando em esquema de rodízio de operadores e muitos investidores – tanto profissionais quanto pessoas físicas – estão de férias”, afirma o especialista.
Por isso, é preciso ter alguns cuidados. Alguns papéis que já são pouco líquidos, por exemplo, terão ainda menos liquidez durante esses dias do final do ano.
Boechat fez um levantamento com o índice S&P500 nos últimos 5 anos durante esse período de festas de final de ano. Segundo a sua pesquisa, o principal índice da bolsa de Nova York subiu na última semana do ano em quatro dos últimos cinco anos pesquisados.
“Por esse levantamento, percebemos que estatisticamente a última semana do ano não precisa ser ‘abandonada’ pelos investidores. Claro que muitos estão viajando e aproveitando as férias, mas saiba que ‘tem dinheiro na mesa’ para aqueles que quiserem trabalhar nesta semana”, afirma.
Acesso 24h, 5 dias por semana, aos principais mercados globais com segurança e qualidade. Abra sua conta agora na ActivTrades.