Após uma semana de lançamento, o programa Celular Seguro, promovido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, já garantiu o bloqueio de quase 4.000 aparelhos vítimas de roubo, furto, extravio ou perda. A ferramenta já recebeu 1.658 alertas de usuários vítimas de roubos, 1.154 alertas puderam ser associados a furtos, 801 por perdas e 283 por circunstâncias assombrosamente diversas.
O estado de São Paulo caracteriza-se como a unidade federativa com o maior número de alertas de bloqueio, atingindo a marca de 1.011. Em seguida, surgem o Rio de Janeiro (453), Pernambuco (286), Bahia (272), e Minas Gerais (259). Todavia, o Minstério da Justiça e Segurança Pública, fez, também, aos usuários a ressalva de que o registro no Celular Seguro não dispensa o procedimento de informar a ocorrência às autoridades policiais e demais participantes do projeto.
O que é o programa Celular Seguro e como funciona?

O programa Celular Seguro, disponibilizado no dia 19 de dezembro de 2022, foi criado como uma iniciativa federal de combater o roubo e o furto de aparelhos celulares e aplicativos digitais em nível nacional. O minstério informou que o aplicativo já foi acessado por 700.697 pessoas e, delas,apenas 513.098 registraram os números das linhas de telefone que gostariam de bloquear.
Importante frisar que cada pessoa que se cadastra no Celular Seguro tem a possibilidade de indicar pessoas de confiança para efetuar os bloqueios em seu nome. Logo, qualquer pessoa, desde que autorizada, pode bloquear aparelhos pelos usuários do sistema. Mais de 467,8 mil pessoas já estão cadastradas como confiáveis, possuindo o poder de bloqueio.
Como realizar o bloqueio do celular pelo programa?
Para efetuar o bloqueio remoto é necessário que os números estejam vinculados ao CPF do usuário. O processo de bloqueio ocorre tanto pelo site, quanto pelo aplicativo. Caso o aparelho seja recuperado, o usuário terá que entrar em contato com a operadora de telefonia e com os demais parceiros do Projeto Celular Seguro, como bancos e aplicativos, para reativar seus acessos.
O primeiro passo para usar o aplicativo é fazer o download na Google Play (Android) ou na App Store (Iphone). Após o download e instalação, é necessário clicar no botão “entrar com gov.br” na tela inicial. Em seguida, basta realizar o login usando seu CPF e senha. Após a admissão, as opções para navegação aparecerão: “pessoas de confiança”, “registrar telefone” e “registrar ocorrência”.
No caso de perda, roubo ou furto, você ou uma pessoa de confiança deve registrar uma ocorrência. Quando a ocorrência for concluída, um número de protocolo será gerado, sendo de suma importância mantê-lo para eventuais atendimentos com os parceiros do projeto.