Para os proprietários de veículos de São Paulo, o valor do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) de 2024 já está disponível para consulta em toda a rede bancária. Entre as opções para fazer esta verificação, estão os terminais de autoatendimento, sites de internet banking e aplicativos de celular dos bancos. Basta ter em mãos o número do Renavam para realizar a consulta.
Como alternativa, o portal da Secretaria da Fazenda e Planejamento (Sefaz-SP) disponibiliza a consulta diretamente em sua página. O processo é simples, requerendo apenas o número do Renavam e a placa do veículo.
Quando o pagamento do IPVA 2024 poderá ser realizado?

De acordo com a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), o pagamento do imposto poderá ser efetuado no primeiro dia útil de 2023. As formas de pagamento variam desde quitar o valor em aplicativos dos bancos, pelo internet banking, nos caixas eletrônicos e nas próprias agências bancárias.
O pagamento poderá ser feito em até cinco parcelas ou à vista, com um desconto de até 3% para as transações realizadas em janeiro. A partir de fevereiro, tanto o pagamento à vista quanto o parcelado serão efetuados sem abatimento. Além disso, o IPVA 2024 poderá ser quitado de diversas formas, desde o Pix até no cartão de crédito.
Como consultar o valor venal do veículo?
Além da possibilidade de verificar o valor do IPVA, a Secretaria da Fazenda e Planejamento de São Paulo também disponibiliza a consulta ao valor venal do automóvel para 2024 no Sistema de Veículos (Sivei). Para realizar essa consulta, o proprietário precisa informar a placa do veículo no portal da Sefaz-SP. Com o valor venal em mãos, basta multiplicar esse valor pelo percentual cobrado para o modelo do veículo para chegar ao valor total do IPVA.
Como será o pagamento do IPVA pelo o Pix e outras formas?
Uma novidade para 2024 é o pagamento do IPVA via Pix. Segundo a Sefaz-SP, o recolhimento do imposto poderá ser feito por meio de QR code oferecido por aproximadamente 800 instituições financeiras. Para efetuar o pagamento, o motorista deverá acessar a página do IPVA no portal da Sefaz-SP, informar os dados do veículo e gerar um QR code, que servirá para o pagamento.
Para quem preferir não usar o Pix, outras opções estão disponíveis, como o pagamento diretamente na rede bancária, casas lotéricas e até por cartão de crédito nas empresas credenciadas à Secretaria da Fazenda e Planejamento.
O contribuinte deve ficar atento aos prazos de pagamento, pois atrasos geram multas e juros com base na taxa Selic. A inadimplência do IPVA resulta na inscrição do débito na dívida ativa do estado.