Investir em títulos públicos por meio do programa Tesouro Direto é fácil e pode proporcionar uma ótima rentabilidade para sua carteira.
A EQI Investimentos explica que os títulos do Tesouro Direto são investimentos de renda fixa, totalmente garantidos pelo Tesouro Nacional, que é considerado o melhor credor do país. Só para você ter uma ideia, o programa Tesouro Direto existe há 20 anos e até hoje o governo sempre honrou os compromissos, o que torna esse tipo de investimento muito seguro.
Outra vantagem é acessibilidade: com apenas R$ 30 você já consegue investir no Tesouro Direto.
Além disso, os investimentos possuem liquidez diária – ou seja, você consegue resgatar seus títulos e receber o dinheiro no mesmo dia. Mas é importante lembrar que no caso de títulos prefixados e atrelados à inflação, se você retirar antes do vencimento, receberá o valor de mercado do título e poderá ter um retorno menor do que o esperado.
A EQI explica no detalhe cada um dos tipos de títulos, para você escolher o que mais faz sentido para a sua carteira:
Prefixados
São aqueles títulos em que você sabe exatamente quanto terá de retorno no momento da aplicação – desde que mantenha o investimento até o final do prazo estipulado. Se resgatar antes, seu retorno ficará sujeito às condições de mercado.
Entre os prefixados temos os títulos que pagam juros semestrais ao investidor e também aqueles que só pagam o rendimento no momento do resgate, junto com o principal que foi aplicado.
Pós-fixados (Tesouro Selic)
São atrelados à Selic, ou seja, pagam um retorno muito parecido com a taxa básica de juros. Como a Selic é definida pelo Copom a cada 45 dias, o retorno flutua e você só saberá o rendimento total do investimento quando efetuar o resgate.
Esses títulos são boa opção para a reserva de emergência, pois você pode resgatar a qualquer momento sem correr o risco de perder dinheiro pelas condições de mercado.
Títulos híbridos de inflação (Tesouro IPCA+)
São títulos compostos por uma parte prefixada e a outra parte atrelada à inflação medida pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo). São uma boa opção para manter o poder de compra ao longo do tempo, com ganhos reais no longo prazo.
Mas assim como nos títulos prefixados, se você precisar efetuar o resgate antecipado poderá ter um rendimento diferente do que foi contratado no momento da compra – e essa diferença pode ser para mais ou para menos, a depender das condições do mercado.