Atenção, você que possui 60 anos ou mais! Você conhece todos os benefícios que a Carteira do Idoso proporciona? Este importante documento, que garante acesso gratuito ou descontado em viagens interestaduais e a outros benefícios, pode ser solicitado facilmente, até mesmo pela internet. Hoje nós vamos explicar todos os detalhes para você tirar suas dúvidas e aproveitar seus direitos com facilidade. Vamos lá?
O que é e para que serve a Carteira do Idoso?

Em primeiro lugar, vale a pena entender exatamente o que é a Carteira do Idoso. Este documento é emitido pela Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS) e é destinado à população idosa, ou seja, pessoas com mais de 60 anos de idade. Seu principal objetivo é assegurar gratuidade ou desconto no transporte entre estados, um benefício social garantido pela Lei 10.741/03.
A Carteira do Idoso serve para que essa população tenha garantia de seus direitos, especialmente no que diz respeito ao transporte. É possível usá-la em todo o território nacional, e todas as empresas de transporte devem aceitá-la.
Quem pode e como solicitar a Carteira do Idoso?
Podem solicitar a Carteira do Idoso todas as pessoas com mais de 60 anos de idade que não têm comprovação de renda ou que recebam até 2 salários mínimos. Para solicitar a carteira, é necessário ser cadastrado no CadÚnico, o Cadastro Único para Programas do Governo Federal. Caso você ainda não tenha esse cadastro, deve procurar o CRAS – Centro de Referência da Assistência Social mais próximo da sua casa para realizá-lo.
Emitir a Carteira do Idoso pela internet é simples. Basta acessar o site Carteira do Idoso, selecionar a opção “Emitir Carteira” e fazer o login na sua conta Gov.br. Na sequência, você poderá fazer o pedido da carteira e, depois de emitida, poderá imprimi-la ou salvá-la em seu computador ou celular.
Informações disponíveis na Carteira do Idoso
Você pode encontrar as seguintes informações na Carteira do Idoso:
- Código que combina números e letras;
- Nome completo;
- Data de nascimento;
- RG, expedição e órgão expedidor;
- CPF;
- NIS;
- Data da expedição da carteira;
- Validade;
- QR code.
Vale lembrar que a presença do QR Code torna possível a verificação da validade da Carteira do Idoso e evita que o documento seja fraudado ou falsificado.
Como e onde usar a Carteira do Idoso?
Com a carteira em mãos, é possível usá-la sempre em viagens interestaduais. Basta comparecer ao guichê da empresa de transporte e solicitar sua passagem gratuita ou com desconto. Vale lembrar que cada viagem disponibiliza apenas 2 assentos gratuitos. Acima disso, a empresa deverá ofertar passagens com desconto.
Gostou das informações? Fique sempre atento aos seus direitos e se precisar de maiores informações, consulte o site oficial da Carteira do Idoso. Seja em viagens de lazer ou para visitar parentes, não deixe de aproveitar este benefício tão importante.
Perguntas frequentes
É possível emitir a carteira do idoso pela internet?
Sim, é possível emitir através do site https://carteiraidoso.cidadania.gov.br/.
Quais os documentos que precisa para fazer a carteirinha do idoso?
Documento de identificação com foto, CPF e o número do NIS.
Como imprimir o cartão do idoso?
Após emitir a carteira do idoso, é possível salvar o documento ou mandar imprimir o arquivo.
Bilhete de idoso e cartão de idoso é a mesma coisa?
Não! O Bilhete do idoso é referente ao transporte urbano municipal, a qual os idosos podem andar em transporte público gratuitamente a partir dos 65 anos. O Cartão do Idoso é para viagens interestaduais.