Depois do índice à vista renovar, mais uma vez, sua máxima histórica de fechamento na véspera, aos 133.532 pontos, o Ibovespa abriu com leve baixa hoje (27). Investidores esperam pela divulgação de novas medidas por parte do governo, enquanto o otimismo toma conta do mercado internacional diante das expectativas de que os principais bancos centrais do mundo comecem a cortar os juros no próximo ano.
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou ontem (26) que o governo Lula deverá encaminhar ao Congresso Nacional até amanhã (28) uma alternativa para a prorrogação da desoneração da folha de pagamentos.
Entre os indicadores, o Tesouro Nacional publicará o resultado primário do Governo Central e o Relatório Mensal da Dívida Pública, ambos relativos a novembro.
Na agenda econômica internacional desta quarta-feira, destaque para a divulgação de indicadores de atividade nos Estados Unidos: Sondagem Industrial do Fed de Richmond e Sondagem de Serviços do Fed de Dallas, ambas referentes a dezembro.