Imagine a situação de tantas famílias brasileiras que enfrentam um cenário econômico desafiador e conseguem contar com um aliado para as suas necessidades básicas. Estamos falando do Vale-Gás, um benefício criado pelo Governo Federal, que subsidia o valor de um botijão de gás de 13 kgs para aqueles que mais necessitam. O foco desse programa é auxiliar famílias que vivem em estado de vulnerabilidade social ou econômica. E a boa notícia confirmada é: o benefício será mantido no ano de 2024.
No entanto, é importante mantermos todos informados sobre as mudanças do programa. Mesmo com a garantia de continuidade, o Governo Federal já sinalizou que haverá um ajuste no valor do benefício. Se antes, o valor subsidiado cobria completamente o valor de um botijão de gás, a partir de 2024, esse valor será correspondente a 50% do total.
O que esperar do Vale-Gás em 2024?

Ainda temos algumas dúvidas sobre as especificidades do programa Vale-Gás para o próximo ano. O que se sabe até o momento é que o primeiro desembolso do benefício deverá ocorrer no mês de fevereiro. Isso se dá porque o benefício é pago de forma bimestral, ou seja, a cada dois meses. Dessa forma, após o último pagamento de 2023, realizado em dezembro, o próximo depósito só ocorrerá em fevereiro de 2024.
Em relação ao valor, essa informação ainda será definida pelo Governo Federal. A prática comum é realizar uma pesquisa para conhecer a média do preço do botijão de gás de 13 kgs antes da definição desse valor. Após a coleta de dados, o montante que será liberado é anunciado oficialmente.
Quem pode receber o Vale-Gás e como se inscrever?
Um ponto importante do programa Vale-Gás é a forma de pagamento. Os depósitos são feitos por meio da conta da poupança social do Caixa Tem e costumam seguir o calendário do Bolsa Família. No momento, não estão abertas inscrições para receber o Vale-Gás. A seleção das famílias que serão beneficiadas pelo programa é feita de forma automática pelo Governo Federal, levando em consideração os dados informados pelo CadÚnico. Portanto, é essencial que as famílias mantenham suas informações atualizadas. Para realizar qualquer alteração, é necessário comparecer pessoalmente a uma unidade do CRAS. No local, o responsável familiar deve apresentar as informações atualizadas. Após essa etapa, se a família se enquadrar nos critérios do programa, será incluída na lista de pagamentos.