Ser um bom pagador pode proporcionar algumas facilidades no mercado financeiro. Na linguagem do consumidor, isso é conhecido como ter um bom “score”. Entender essa métrica pode lhe proporcionar acessos a créditos mais facilitados e melhores condições de pagamento. Já para as empresas, é uma maneira de avaliar o risco de inadimplência e tomar decisões mais acertadas. Vamos explorar um pouco mais sobre o assunto.
O score do Serasa, ou pontuação de crédito, é uma espécie de avaliação do histórico financeiro de consumidores ou empresas que reflete a probabilidade de quitar suas contas em dia. Ele é calculado com base em informações como histórico de pagamento de dívidas, consultas ao CPF, dados de inadimplência, entre outras. Essa pontuação pode variar de 0 a 1000.
Onde o Serasa score é utilizado?

Empresas de todas as áreas, principalmente as financeiras, costumam consultar essa pontuação ao conceder crédito a fim de avaliar o perfil do cliente em potencial. Contar com um score mais elevado pode gerar benefícios significativos, como a obtenção de taxas de juros mais baixas.
Meu score é alto. E agora?
Um score alto no Serasa pode abrir portas para uma infinidade de oportunidades no mercado financeiro. É possível conseguir melhores condições em empréstimos, financiamentos, compras parceladas, assinaturas de serviços e limites ampliados em cartões de crédito.
Além disso, conhecer e acompanhar o score é fundamental para quem deseja planejar suas finanças de maneira efetiva e compreender melhor sobre sua saúde financeira. Caso o score se apresente baixo, há sempre a oportunidade de adotar práticas saudáveis para aprimorá-lo, como pagar as contas em dia e manter um histórico de crédito positivo.
Como se consulta o score do Serasa?
Esse processo de consulta é simples. Basta acessar o site do Serasa ou aplicativos de empresas de proteção ao crédito e efetuar um cadastro com informações pessoais. Após a criação de um login e uma senha, é possível acompanhar a pontuação do score. Também é possível verificar a existência de alguma dívida pendente e avaliar propostas de acordo para quitá-la.
Score para pessoas jurídicas existe?
Sim, existe! O score para pessoas jurídicas, ou Score PJ, é uma ferramenta utilizada principalmente pelas instituições financeiras para avaliar o risco de inadimplência antes de conceder crédito a uma empresa. Similar ao score para pessoas físicas, essa avaliação é importante para as tomadas de decisão sobre o risco e, consequentemente, sobre as taxas de juros. A sua consulta também é realizada de forma simples e prática, por meio dos sites das empresas de proteção ao crédito.