Uma grande mudança em um dos principais programas assistenciais do país foi anunciada recentemente. O Ministério do Desenvolvimento informou que irá bloquear, a partir de janeiro de 2024, o Bolsa Família de beneficiários com CPF irregular no Cadastro Único (CadÚnico). A ação foca em impedir que este importante suporte financeiro seja disponibilizado para quem não cumpre os requisitos necessários determinados pela pasta.
A medida, que pode parecer drástica para alguns, é parte do esforço da pasta para aprimorar a gestão do programa e evitar possíveis fraudes. E a situação é mais grave do que parece: uma estimativa recente do Tribunal de Contas da União (TCU) aponta que o montante de pagamentos irregulares do Bolsa Família pode ultrapassar os R$ 35 bilhões. Assustador, não é mesmo?
Qual o impacto real do bloqueio do Bolsa Família?

Para se ter uma dimensão melhor do problema, estima-se que 4,7 milhões de pessoas estejam recebendo o benefício indevidamente. Impressionante, né? Então, essa decisão pode realmente fazer a diferença para a economia do Governo Federal.
O bloqueio será feito se o CPF do beneficiário estiver suspenso, apresentar divergência de titularidade na Receita Federal, ou mostrar inconsistência de dados no CadÚnico. Lembrando que, caso a pendência não seja resolvida em um período de seis meses, há risco de cancelamento definitivo do benefício.
Como os beneficiários do Bolsa Família serão comunicados?
Os beneficiários que possuem irregularidades serão comunicados por meio do aplicativo do Bolsa Família ou da Caixa Econômica Federal. É possível também fazer uma consulta online para checar a regularidade da situação, através do site da Receita Federal. Para isso, basta inserir o número do CPF e data de nascimento do titular.
Caso haja divergências, as informações cadastrais podem ser atualizadas diretamente na plataforma. Assim, se espera minimizar qualquer tipo de impacto negativo para aquelas famílias que dependem do Bolsa Família como importante suporte para suas despesas mensais.
Estaremos de olho para acompanhar as próximas notícias sobre esse importante tema e trazer todas as informações relevantes para você.